...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Roda de conversa alerta sobre cuidado com depressão

Com auditório lotado, foi realizada na manhã desta terça-feira, 24, mais uma atividade da campanha UERN pela Vida. Os participantes que prestigiaram a programação na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), do Campus Central, foram acolhidos com a entrega de sementes de girassol, flor símbolo da campanha.

A atividade contou com uma roda de conversa sobre depressão e prevenção ao suicídio, com os psicólogos Bianca Valente e Evangelista de Lima, e a psiquiatra Geilne Alves Queiroz. A proposta é conscientizar a população sobre o que é a depressão, como reconhecer seus sintomas e, assim, poder ajudar as pessoas próximas que sofrem com a doença.

“O suicídio é uma questão de saúde pública. Cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Destes casos, 90% estão relacionados a algum transtorno mental, sendo a depressão o mais frequente. Por isso, precisamos falar sobre suicídio e depressão para que as pessoas possam reconhecer os fatores de risco e ajudar a prevenir novos casos”, relata Geilne Alves Queiroz, que é egressa da UERN.

Após o debate, o grupo Psicoarte, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), apresentou o espetáculo “Luto: Entre o caos e o silêncio”. A programação contou ainda com atividades do do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS), da Faculdade de Enfermagem (FAEN).

A programação desta terça-feira faz parte das ações da campanha UERN Pela Vida, que vem sendo realizada ao longo deste mês com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e aos sinais que indicam depressão.

A campanha UERN pela Vida é promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Assessoria de Desenvolvimento Organizacional e em parceria com diferentes pró-reitorias, diretorias e assessorias da Universidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support