Revista Diálogo das Letras conquista avaliação qualis B1 em três áreas de conhecimento

A revista Diálogo das Letras, editada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), ofertado no Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN), obteve excelente resultado na avaliação quadrienal do Qualis/CAPES 2013-2016.

A revista manteve o qualis B1 na área de LETRAS/LINGUÍSTICA e subiu de B3 para B1 na área de ENSINO. Além disso, apareceu como qualis B4 na área de Ciência Política e Relações Internacionais.

Em nota, o Prof. Dr. José Cezinaldo Rocha Bessa, editor geral da revista Diálogo das Letras, acrescenta que em avaliação do qualis da área Educação, referente ao ano de 2015, divulgada há alguns dias, Diálogo das Letras foi avaliada também como B1: “Ressaltamos que essa área não divulgou ainda o qualis referente ao quadriênio, em relação ao qual temos a expectativa de manter o qualis B1. Temos, assim, Diálogo das Letras com avaliação qualis/CAPES B1 em 03 áreas do conhecimento: Letras/Linguística, Ensino e Educação. Trata-se, na nossa compreensão, de uma grande conquista para nossa universidade e nosso campus, bem como para programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa envolvidos”, afirmou Cezinaldo.

A diretora do Campus de Pau dos Ferros, Profa. Dra. Joseney Queiroz, ressalta que essa é uma conquista que resulta do esforço, trabalho e zelo da equipe editorial da revista. “As áreas de avaliação da CAPES são muito rígidas. Conquistamos a avaliação do extrato superior da qualis em três áreas diferentes. Para um Campus de uma universidade localizada no interior do Rio Grande do Norte isso é muito relevante. Gratificante para a UERN como um todo. Não é uma questão local, a avaliação da Capes é nacional e isso mostra nosso potencial e produção acadêmica. Além disso, quebra o paradigma negativo e mostra a relevância da UERN”, afirmou Joseney.

Avaliação Qualis da Revista Diálogo das Letras

Para o professor Cezinaldo, esse resultado ratifica o trabalho, esforço e compromisso com a manutenção de um periódico de qualidade na UERN, apesar das dificuldades enfrentadas. “Na condição de atual editor da Diálogo das Letras, quero registrar aqui o meu agradecimento a todos aqueles envolvidos nesse projeto, de nossa e de outras instituições de ensino superior Brasil e mundo afora, e que colaboram com o nosso trabalho. É muito gratificante poder compartilhar esse resultado positivo com cada um de vocês. Registro ainda o desejo de que esse relevante trabalho conjunto que temos desenvolvido possa se fortalecer a cada dia, na perspectiva de que, em avaliações futuras, possamos, quem sabe, obter resultados ainda melhores”, finalizou Cezinaldo.

A revista Diálogo das Letras é semestral e possui 10 volumes publicados.

Saiba mais sobre a revista: