...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reuniões ampliadas discutem realização do II Seminário Potiguar – Educação, Diversidade e Acessibilidade

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN), em preparação para o “II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade – uma questão de efetivação de direitos” vem realizando encontros sistemáticos com as entidades parceiras, com o propósito de discutir as temáticas do Seminário.

O evento será realizado de 09 a 11 de dezembro deste ano e as inscrições continuam abertas através do endereço uern.br/eventos/inclusao.

A professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, diretora da DAIN, lembra que o II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade tem por objetivo aprofundar as discussões, aproximar profissionais e promover ações que busquem a consolidação da inclusão de estudantes com deficiência. “Resulta nas políticas voltadas para a diversidade e inclusão, permitindo aprofundar a Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente e as Políticas e Gestão da Educação. É urgente enfrentar esses desafios para o presente momento histórico marcado pelas transformações no campo do trabalho, pelos avanços nas novas tecnologias da informação e da comunicação como pela internacionalização de suas ações inclusivas”, afirmou Ana Lúcia.

Participando da reunião ampliada, a professora Dra. Ady Canário de Souza Estevão, coordenadora da Comissão de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS/UFERSA) ressaltou: “Para a CAADIS/UFERSA é um momento importante e estamos felizes pela oportunidade de sermos parceiros da DAIN na realização do II Seminário Potiguar. A soma dos esforços e as vivências são gratificantes nesta caminhada em prol do fortalecermos a luta pela efetivação de direitos das pessoas na universidade e sociedade”.

A professora Mestra Maria da Conceição Fernandes de França, professora da Faculdade de Educação e membro da Comissão do II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas destaca: “Falar de cada encontro para reforçarmos a efetivação dos direitos à inclusão é aflorar sempre a alegria de poder estar neste coletivo e poder contribuir, aprendendo sempre. Os encontros aquecem as nossas energias e nos motivam cada vez mais a estarmos, cotidianamente, provocando mudanças atitudinais, a partir de nós mesmas. Alegro-me em ver tantas pessoas somando esforços nesse sentido, formando um coletivo tão diverso e tão singular no mesmo desejo de mudanças humanas”.

Para a Drª Catarina Vitorino, advogada, que dentre outras funções é membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Apoio à Pessoa com Deficiência da OAB Mossoró, fala sobre o evento: “O II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade – uma questão de efetivação de direitos será um momento propício para explorarmos temáticas relevantes pra o desenvolvimento social, político e cultural no Município de Mossoró. Em mais uma reunião preparatória, dialogamos acerca de pontos essenciais para o melhor aproveitamento possível deste espaço e assim a UERN segue promovendo educação e inclusão no âmbito da diversidade. A OAB Mossoró acredita no Projeto e muito nos honra participar de forma direta dessa construção”.

A próxima reunião ampliada será realizada no dia 29 de outubro de 2015, no Campus Central, na Faculdade de Educação, Sala de Multimídia I para a qual todos e todas estão convidados.

Parcerias:

• Estudantes de Graduação e da Pós-Graduação
•Estudantes do Programa de Iniciação Científica – PIBIC
• Grupo de Teatro Arruaça
•Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA
•Centro Estadual de Formação de Educadores e Atendimento ao Surdo – CAS
•Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró – CADV
•Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró ADVM
•Colégio Diocesano Santa Luzia – CDSL
•Associação de Surdos de Mossoró –ASMO
•Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/Mossoró
•Centro Regional de Educação Especial de Mossoró – CREE-MOS
•Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFRN/Mossoró
•Conselho Tutelar de Mossoró-RN
•Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais – CAENE/UFRN
Ordem dos Advogados do Brasil/Mossoró – OAB/Mossoró

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support