...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reunião UERN e UFERSA define os primeiros passos para instalação de nova rede de internet

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) reuniram-se para definir como será instalada a rede de dois quilômetros de fibra-ótica entre as duas Instituições para levar o sinal de 200 megas de internet até o Campus Central que proporcionará o aumento da eficiência. 20 megas serão destinados para uso pelo Núcleo de Ensino a Distância (NEaD) e os 180 megas restantes serão distribuídos com a ampliação da rede de toda comunidade acadêmica.

Esse importante passo inicial foi possível em entendimento com a UFERSA que recebe um giga e em uso chega ao pico de apenas 300 megas. Para o futuro, prevê-se a chegada de um giga para a UERN e isso permitirá a criação da Rede Giga Mossoró, constituída por um comitê gestor e um comitê técnico compostos por membros das instituições, UERN, UFERSA, IFRN e RNP, expandindo assim os serviços de conectividade.

O diretor do comitê gestor da Rede Giga Mossoró, professor André Pedro Fernandes Neto, menciona que esse acesso radial será apenas parte de um projeto mais amplo e explica que com a criação do comitê, as instituições passam a ter um tratamento igualitário pela Rede Nacional de Pesquisa, sendo identificadas como instituições parceiras e destacando a importância da integração entre a UERN, UFERSA e IFRN.

A nova rede, com velocidade de até 200 megas, terá as suas instalações iniciadas logo que o material chegue em Mossoró e, a partir daí, um prazo de 30 dias para a conclusão, tendo em vista que já tem uma empresa contratada para os serviços atuando na UERN e na UFERSA, conforme informou o professor Antônio Oliveira Filho, Diretor de Informática da UERN.

Foto: Ivanaldo Xavier

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support