...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reunião debate sobre instalação do Centro de Mineração em Escala Industrial em Assú

Representantes da gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reuniram com o pesquisador bolsista em produtividade CNPq, João Maria, para debater estratégias para a instalação do Centro de Mineração em Escala Industrial, no município de Assú. O projeto foi contemplado na chamada pública do CNPq/CT-Mineral/CT-Energ Nº 27/2022 – Minerais Estratégicos, com recursos no valor de R$ 1,245 milhão.

Na ocasião, foram discutidas questões sobre local onde o Centro será instalado. Além disso, foi proposto buscar o diálogo com políticos do Vale do Açu e empresas da região, para otimizar o processo de instalação. “ Duas empresas já manifestaram interesse de participar do Centro de Mineração”, revelou João Maria. A ideia é somar parcerias públicas e privadas para a realização do projeto.

Este será o primeiro Centro de Mineração a montar em escala industrial. O minério a ser trabalhado é a ilmenita, encontrada na areia do Rio Piranhas-Açú, e é um dos principais minérios utilizados para a extração de titânio, utilizado como pigmento empregado nas indústrias de tinta, papel, plástico, borracha, fibras, vernizes, próteses ósseas, implantes dentários, instrumentos cirúrgicos, entre outros.

Além de possibilitar o processamento da ilmenita em escala industrial, o Centro é estratégico para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. No Nordeste não tem mais a produção deste minério em escala industrial, sendo assim, provar a viabilidade da extração em grande escala pode atrair indústrias para a região”, informa o pesquisador.

Para a reitoria Cicília Maia, é de suma importância a construção deste projeto. “O Centro de Mineração possibilita a Universidade estar cada vez mais próxima da sociedade, desenvolvendo pesquisas aplicadas, de cunho social, contribuindo com soluções para empresas e comunidade”, destaca.

Os recursos da chamada pública do CNPq são destinados para toda a parte de infraestrutura e equipamentos. O Centro funcionará com bolsistas de diversos cursos e parcerios. “É um projeto que vai dar visibilidade à Universidade, onde a instituição vai dialogar com outros setores produtivos. É uma ação que envolverá alunos e pesquisadores, e será de suma importância para o desenvolvimento do Estado”, frisa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support