...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reunião com unidades e departamentos alinha adoção de plano de retomada presencial segura

Na manhã desta sexta-feira (28), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, através da plataforma Google Meet, reunião com pró-reitores, representantes de unidades e departamentos acadêmicos sobre o plano de retomada gradual, presencial e segura das atividades administrativas e acadêmicas.

Sara Barroso, engenheira de Segurança do Trabalho da Uern, iniciou a apresentação, apontando as medidas de prevenção sanitária mais importantes para esse momento. Em caráter geral, por exemplo, tem-se o uso obrigatório de máscaras, a higienização das mãos, a apresentação do esquema vacinal completo e outras exigências.

“A retirada da máscara só vai ocorrer no contexto da alimentação. No momento que a alimentação se encerra, a gente bota a máscara de novo”, alertou.

Por sua vez, a professora Simone Gurgel de Brito, titular da Pró-Reitora de Administração (Proad), apresentou as aquisições e reformas levadas a efeito nesse período, de modo que se possa garantir a segurança no espaço da infraestrutura física e de materiais disponíveis.

Quanto à saúde dos servidores, como para tratar do fluxo de notificação e acompanhamento de infecções respiratórias, tratou a professora Isabel Cristina, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Ela explicou o protocolo institucional a ser adotado em caso de surgimento de sintomas virais.

A professora Mayra Rodrigues, pró-reitora de Ensino de Graduação (Propeg), expôs os formatos de ofertas de aulas, diferenciando os modelos presencial, misto e remoto.

Sobre as atividades extensionistas, falou o professor Esdras Marchezan, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), segundo o qual os departamentos devem pautar suas plenárias e deliberar sobre formato das atividades de extensão até 14 de março e, em seguida, informar à gestão.

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Progep), a professora Ellany Gurgel mencionou o esforço desenvolvido por todos os segmentos acadêmicos para que as ações de pesquisa, pós-graduação, inovação e empreendedorismo da Uern continuassem sua operacionalidade com segurança.

Além disso, Erison Natécio, pró-reitor de Assuntos Estudantis (Prae), explicou as ações adotadas na ação “Uern Reconecta”, de democratização digital nas aulas. De acordo com o pró-reitor, as melhorias na infraestrutura de tecnologia e redes inclui a aquisição de notebooks para os cursos, a renovação do parque tecnológico, o desenvolvimento do serviço de acesso à internet, entre outros.

Todos puderam esclarecer pontos específicos e tirar dúvida de servidores técnicos e docentes no que se refere às medidas de transição a serem adotadas nesse período de readaptação presencial.

O professor Lauro Gurgel, chefe da Gabinete da reitora, disse ser necessário “reafirmar o compromisso que a Uern tem desde o início da pandemia de seguir as recomendações científicas, para buscar segurança e o melhor ambiente” de segurança e desenvolvimento para todos. Ele agradeceu o compromisso e o empenho de todos no esforço de promover um retorno seguro.

Segundo o novo calendário aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), as aulas serão retomadas de forma gradual a partir de 2 de fevereiro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support