...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Resped realiza 1º Seminário de Ambientação de Residentes, em Portalegre

A equipe do Residência Pedagógica (Resped) – subprojeto Letras Espanhol do Campus de Pau dos Ferros – realizou entre os dias 10 e 13 de dezembro, o 1º Seminário de Ambientação de Residentes nas escolas estaduais e municipais da cidade de Portalegre (RN).

A equipe, formada por 24 graduandos do curso de Licenciatura em Letras Língua Espanhola e três professores preceptores da rede pública (estadual e municipal), é coordenada pelos professores Marta Jussara Frutuoso da Silva e Francisco Lindenilson Lopes, ambos lotados no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) do Campus de Pau dos Ferros.

Durante o seminário, a equipe desenvolveu um conjunto de atividades nas escolas de Portalegre, apresentando oficialmente o programa de Residência Pedagógica às autoridades locais e à comunidade escolar que será beneficiária das ações.

O evento contou com a participação internacional do educador físico e especialista em Ecoturismo Javier González Barahona, que colaborou com o Resped através da ação “Charla con nativo”, atividade de intercâmbio cultural que envolveu alunos das escolas de Portalegre.

Espanhol natural de Salamanca, Javier Barahona atuou em outros projetos no Brasil junto ao SENAI de Santa Catarina. Ele destacou o encantamento com a região Nordeste e, sobretudo, com as potencialidades da região serrana do Oeste potiguar para o ecoturismo e o turismo de aventura.

A equipe do Resped visitou as escolas municipais Alfredo Silvério (zona rural) e Filomena Sampaio e a Escola Estadual Margarida de Freitas.

O objetivo das visitas foi dar início à fase de Ambientação do residente nas escolas receptoras, tendo como principais ações: reunião com equipe pedagógica e diretiva da escola para apresentações e credenciamento; levantamento dos espaços, equipamentos e materiais das escolas e oficinas de socialização entre os residentes e os alunos.

A equipe de coordenadores do Residência Pedagógica foi recebida pelo prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas Neto, que ratificou a parceria com o programa. Manoel Neto declarou ter boas expectativas com a implementação do projeto, sobretudo, porque as ações do projeto contemplam não só as escolas urbanas como também as escolas da zona rural, muitas vezes privadas do alcance dessas iniciativas.

Através da parceria entre o Resped, o Núcleo de Estudos de Cultura, Literaturas e Língua Espanhola (NECLE) e a instituição cultural Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre, foram abertas as inscrições para quatro turmas de cursos de férias, sendo duas turmas de “Español para niños” e duas turmas de “Español para el turismo”.

Os cursos de férias são totalmente gratuitos e têm status de cursos de extensão universitária, por isso terão certificação pelo DLE/CAMEAM/UERN através do NECLE.

Ao todo, serão ofertadas 120 vagas, das quais 60% são destinadas a alunos das escolas parceiras do programa Resped e 40% são destinadas à comunidade, respeitando-se a faixa etária definida para cada curso.

As inscrições para as vagas destinadas à comunidade poderão ser feitas de 22 a 25 de janeiro de 2019, presencialmente, na Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre, diretamente com os nossos alunos residentes. As aulas terão início no dia 28 de janeiro de 2019.

Com informações do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) do Campus de Pau dos Ferros.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support