Resiliência e dedicação marcam discursos da colação de grau de alunos do Campus de Pau dos Ferros

A Uern realizou, na manhã desta terça-feira (17), a cerimônia de colação de grau de 40 alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia e Geografia do Campus Avançado de Pau dos Ferros.

A cerimônia foi realizada de forma remota, através da plataforma Google Meet, e transmitida ao vivo no canal da Uern no YouTube.

No início da cerimônia, a concluinte representante dos graduandos, Karen Magalhães, do Curso de Pedagogia, buscou resumir em uma palavra a trajetória dos alunos, sobretudo no último ano da graduação: “resiliência”.

“Essa foi a palavra que mais definiu a nossa trajetória. Os diversos momentos e situações que vivemos refletem profundamente quem nos tornamos. Mas não desanimem: Ouvi dizer que o período de maior conhecimento e experiência são os momentos mais difíceis da vida. Nenhuma transformação ou mudança é confortável. A lagarta sofre pra sair do casulo”, comentou a graduanda.

A mesma palavra foi utilizada também pelo diretor do Campus Avançado de Pau dos Ferros, professor Agassiel de Medeiros, para referir-se à trajetória dos alunos, que tiveram de adaptar-se às mudanças ocasionadas pela pandemia do coronavírus.

“Muita resiliência, muita resistência, muita persistência foram símbolos para todos vocês, sobretudo nesse período de final dos cursos”, enfatizou o professor.

A reitora em exercício da Uern, professora Fátima Raquel, que presidiu a colação de grau, também enalteceu o esforço dos graduandos e da comunidade acadêmica como um todo, a qual, diante da necessidade de adaptações, dedicou-se a enfrentar os desafios e permanecer cumprindo sua função social.

“Todos vocês são vitoriosos. Além das questões já inerentes a esse processo de formação do nível superior, ainda tivemos que nos adaptar a esse novo normal. Mas ninguém se furtou a isso, porque nós, professores, técnicos, alunos, sabíamos a importância tão grande do que fazemos. E hoje aqui estamos. Todos nós somos resistentes e resilientes. E vocês, graduados, especialmente, porque vocês tiveram de tirar forças, não sei de onde, para hoje estarem aqui”, ressaltou Fátima Raquel.

A cerimônia completa pode ser assistida por meio deste link.