...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Residentes da UERN atuam em abrigo montado em Mossoró para atender pessoas em situação de rua durante a pandemia do Covid-19

Texto: Lilia Santana – Estagiária de Jornalismo

Pessoas em situação de rua começaram a ser acolhidas nesta semana no abrigo montado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, na Escola Municipal Leôncio José de Santana. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das parceiras da iniciativa, junto com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O objetivo é oferecer condições para que as pessoas em situação de rua possam cumprir o isolamento social necessário ao combate ao novo coronavírus. O local possui 60 vagas. Os abrigados respondem a um questionário e, segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), são aconselhados a deixarem o local somente após o fim da pandemia.

O professor Lucídio Clebeson de Oliveira, da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN) e coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, informa que os residentes que atuam no abrigo são dos mais diversos cursos, como enfermagem, odontologia, serviço social, fisioterapia, nutrição e psicologia.

“Para nós que fazemos a Residência é um grande passo dado no sentido de cuidar dessas pessoas que tanto carecem de atenção e cuidados. Na verdade, já havíamos iniciado estudos e encontros no sentido de uma linha de cuidado nas residências da UERN/PMM que esbarrou em alguns entraves, mas agora, com essa união de esforços entre a prefeitura, a UERN e a UFERSA, isto começa a migrar do sonho à ação”, destacou Lucídio Clebeson.

A importância da UERN e do ensino público, também é ressaltada pelo coordenador da Residência: “Acredito que é mais uma forma de mostrar a importância das universidades públicas, sobretudo da nossa UERN, para a sociedade. É a UERN socialmente referenciada ajudando a transformar vidas”, concluiu.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support