...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Residente apresenta trabalho sobre implantação do Ambulatório de Diabetes Gestacional no Pré-Natal de Alto Risco

A criação e implantação do Ambulatório de Diabetes Gestacional no Pré-Natal de Alto Risco da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi tema de Trabalho de Conclusão da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, defendido nesta quinta-feira, 27. O projeto é de autoria da médica residente Luna Caeecilia de Souza Dantas e orientado pela Profª. Me. Isabelle Cantídio Fernandes Diógenes. 

Implantado há um ano, o ambulatório tem o intuito de oferecer um atendimento especializado para a Diabetes Gestacional no Pré-Natal de Alto Risco. “Nós já tínhamos um ambulatório de pré-natal de alto risco, mas devido a alta demanda, com prevalência de diabetes, tanto a tipo 2 quanto a gestacional, a gente sentiu a necessidade de fazer um ambulatório específico para essa parte”, informa a residente.  

Com a implantação do ambulatório, foi possível padronizar o protocolo de diagnóstico, rastreamento e tratamento de diabetes gestacional, melhorando o atendimento das pacientes. “Antes a diabetes tinha vários valores de referência, e haviam muitas discordâncias. Alguns profissionais diagnosticavam os pacientes e outros, não, por isso a necessidade de uniformização”, declara Luna Caeecilia. 

Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica para a implantação de um protocolo específico da Instituição para o diagnóstico da diabetes. Também foram feitas capacitações com profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, residentes de medicina para que todo mundo seguisse o mesmo protocolo. 

“Em seis encontros, foram capacitados 91 profissionais de saúde, entre médicos, nutricionistas, enfermeiros, obstetras” revela a residente. “O protocolo adotado no ambulatório segue as diretrizes de documentos do Ministério da Saúde, da Federação Internacional da Ginecologia e Obstetrícia, da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e da Sociedade de Diabéticos”, complementa a professora Isabelle Cantídio.  O protocolo seguido no ambulatório da UERN é o mesmo seguido em São Paulo e em grandes Instituições. 

Desde o início do funcionamento, o Ambulatório de Diabetes Gestacional no Pré-Natal de Alto Risco atendeu 27 gestantes em 84 atendimentos. “Ao longo deste ano, a gente conseguiu muita coisa. Por exemplo, hoje o teste oral de tolerância à glicose, que é um exame o SUS não oferece, é feito no ambulatório gratuitamente”, revela Luna. 

Outra conquista é que a partir do próximo mês todas as pacientes atendidas no ambulatório irão retornar seis semanas pós-parto para fazer novos exames para saber se elas permaneceram com diabetes ou se era só diabetes gestacional. Segundo a residente, a diabetes gestacional é o maior fator de risco para que a mulher venha a ter diabetes no futuro, mais do que a obesidade. “Esse retorno é uma forma de ter um controle dessas pacientes”, diz. 

Ainda como forma de otimizar o atendimento do ambulatório, será lançado um aplicativo com orientações para as pacientes. “É um aplicativo informativo, que terá orientações sobre toxoplasmose, repelente, dicas sobre o que é preferível comer e o que elas devem evitar comer, com relação a diabetes”, revela. No aplicativo, as pacientes poderão também anotar o controle glicêmico, a fim de ter um melhor acompanhamento da taxa. 

“O ambulatório atende gestantes de Mossoró e Região. É de grande importância para a saúde das mulheres, e de grande importância para o aprendizado de nossos residentes, conhecer as diretrizes sobre como conduzir, como rastrear todas as mulheres que atendemos em relação ao diabetes gestacional, a fim de melhorar o atendimento oferecido para as cidadãs”, avalia Isabelle Cantídio. 

O trabalho apresentado nesta quinta-feira faz parte da terceira turma de concluintes da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, um programa de pós-graduação desenvolvido em parceria entre a UERN e a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM). A banca examinadora do referido projeto contou com a presença da Prof.ª Esp. Patrícia Jovelina de Freitas e Profª Me. Rejane Maria de Oliveira Holanda.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support