Representantes da UERN apresentam trabalhos em congresso no México

Delegação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participam do XI Congresso Internacional de História Oral, promovido pela Associação Mexicana de História Oral (AMHO), em parceria com o Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora. A programação inicia nesta segunda-feira, 3 de julho, e segue até 14 de julho, na Cidade do México.

O evento tem como objetivo estabelecer intercâmbio de conhecimentos sobre a metodologia da Historia Oral. Além de debater semelhanças e diferenças em torno do uso da Historia Oral, em relação com os novos paradigmas e sua importância em distintos contextos.

Compõem a delegação da UERN, membros da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), professores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC). Ao todo, serão apresentados 11 artigos pelos representantes da Universidade no evento no México.

Segundo a diretora do DAIN, prof. Dra. Ana Lúcia Aguiar, os trabalhos a serem apresentados no Congresso são resultados de pesquisas voltados para as discussões sobre a diversidade e inclusão dentro da linha de pesquisa de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente e da Política de Inclusão da UERN. “São estudos centrados na área da Educação, Diversidade e Inclusão, com foco nos processos formativos em contextos locais e escola pública. As pesquisas primam pelo respeito aos princípios da diversidade humana e inclusão”, enfatiza.

Ela ressalta a importância do compartilhamento de experiências de pesquisas entre pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. Para ela, a participação em eventos deste porte possibilita reconhecer o modo em que as investigações têm repercussões na geração de conhecimento científico.

Artigos de representantes da UERN aprovados para o evento do México:
1.Formação de professores na perspectiva da aprendizagem da convivência pacífica inclusiva
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
José Evangelista de Lima
Francinilda Honorato dos Santos

2.Histórias de vida em desenhos: uma experiência de ensino e aprendizagem com idosos
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
José Evangelista de Lima
Francinilda Honorato dos Santos

3.História de vida e os caminhos percorridos na formação de outros professores
Rosilene da Costa Bezerra Ramos
Charles Lamartine de Sousa Freitas

4.História de vida de um estudante com deficiência física:  desafios e dificuldades sobre duas rodas
Charles Lamartine de Sousa Freitas
Rosilene da Costa Bezerra Ramos

5.Memória, história oral e formação: um reencontro com as memórias da experiência de alfabetização erguida por Paulo Freire em Angicos – RN
Eliane Correa Cota
Rosa Maria da Costa Siqueira

6.A experiência de ter filhos (as) com necessidades educacionais especiais: narrativas de mães
Rosa Maria da Costa Siqueira
Eliane Correa Cota

7.Formação de um discente: construindo saberes e significados
Stenio de Brito Fernandes
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes.

8. Telhado de estrelas: narrativa (auto) biográfica de um sujeito em situação de rua
Marcos Randall Oliveira de Freitas
Glaedes Ponte de Carvalho Sousa
Janssen Klauss do Nascimento Dias e Xavier

9.Um passeio pela memória purgativa embalada pela música do lugar: relato de participantes de um salão de conversa na UERN
Marcos Randall de Oliveira Freitas
Glaedes Ponte de Carvalho Sousa

10.A escola inclusiva e acessibilidade na língua brasileira de sinais (libras): narrativas sobre atuação e prática de um tradutor/intérprete de libras.
Magnólia Maria Oliveira Costa
Rita de Cássia Araújo Amaro

11.A Associação de Surdos de Mossoró – Asmo e o sujeito surdo: narrativas sobre o processo histórico de sua criação, fortalecimento e consolidação.
Rita de Cássia Araújo Amaro
Magnólia Maria Oliveira Costa