Relação entre a Agenda 2030 e as universidades é debatida em palestra

A busca pelo desenvolvimento sustentável, sua relação com a Agenda 2030 e o papel que as universidades têm nesse contexto foram  tema central da palestra proferida pelo professor Sérgio Schneider, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no canal da Uern no YouTube, na manhã desta quinta-feira (23).

A palestra deu-se através de uma parceria entre o Setor de Capacitação e Treinamento (Secat) da Diretoria de Desenvolvimento Organizacional (DDO) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e a Assessoria de Transparência e Governança da Uern.

No início da palestra, o professor parabenizou a Uern pela iniciativa de discutir a temática da Agenda 2030 e as possíveis ações a ela relacionadas.

“Esse é um tema emergente ainda, não é consolidado. Eu queria cumprimentar a Uern por ajudar a abrir esse caminho que, no Brasil, ainda é pouco conhecido, mesmo a Agenda 2030 já tendo sido estabelecida há alguns anos”, destacou.

Ao longo da palestra, Sérgio Schneider citou diversos contextos nos quais as instituições de ensino superior podem ter um papel fundamental no desenvolvimento sustentável, envolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão.

“No ensino, por exemplo, é importante ressaltar que a busca dos objetivos sustentáveis vai requerer profissionais, recursos humanos, com habilidades múltiplas, não só específicas”, apontou o professor, que é consultor de organizações nacionais e internacionais em temas sobre desenvolvimento rural, agricultura e alimentação (FAO, WHO, FIDA, CEPAL, CIRAD, União Europeia).

“É um prazer para nós poder conversar sobre pauta de tanta importância. Nós já vínhamos adotando muitas coisas que estão relacionadas à agenda. Nosso compromisso agora é juntar essas pessoas. Para além da execução, é importante a gente aglutinar essas pessoas que estão com o mesmo propósito”, frisou a reitora Cicília Maia, durante o evento.

A Agenda 2030 é uma carta de intenções assinada por 193 países. Contém um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs) e 169 metas, entre os quais acabar com a pobreza e com a fome, assegurar uma vida saudável para todos, dentre outros.

A Uern iniciou um trabalho de mapeamento para integração dos ODSs em sua rotina administrativa. A proposta é fomentar ações e projetos que visam à discussão de soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis.

A palestra completa pode ser assistida neste link.