...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitoria visita estruturas da Uern em Caicó

Dando continuidade à agenda de visitas aos campi avançados e faculdades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a reitora em exercício Fátima Raquel Morais visitou as instalações da Universidade em Caicó, acompanhada pela reitora eleita, Cicília Maia, e pelo vice-reitor eleito, Chico Dantas.

A visita teve início pelas clínicas odontológicas, que estão passando por obras de adequação às exigências de biossegurança devido à pandemia, entre outras melhorias. A expectativa é de que, em cinco meses, o prédio já volte a receber professores, estudantes e técnicos para o atendimento à comunidade.

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, acompanhou a visita e renovou o compromisso de sua gestão com a Universidade. Ele reconheceu a importância da presença da Uern no município, especialmente na área da saúde, destacando que a maior parte dos enfermeiros e odontólogos que atuam no município são egressos da Uern e que muitos deles são gestores de importantes áreas do município.

“Temos que dar o apoio integral para a Uern e fazer o que for necessário para melhorar ainda mais a estrutura da Universidade na nossa cidade. Estamos iniciando um processo de parceria, que consiste em garantir que os alunos de odontologia e enfermagem tenham os insumos para realizar os procedimentos e estamos em processo para a doação de um raio-x odontológico para a clínica escola. O que estiver ao nosso alcance para garantir que esses alunos tenham as condições para aprender e ajudar a comunidade, vai ter o nosso apoio integral”, afirmou o prefeito.

A programação também contemplou o prédio dos laboratórios, que funciona ao lado das clínicas odontológicas, onde a equipe gestora recebeu algumas demandas, como adequações físicas, reparos e aquisição de equipamentos, entre outros. Finalizando a visita, a equipe visitou o prédio da sede do Campus de Caicó, onde aconteceu um momento de diálogo com a comunidade acadêmica, com a presença de professores, estudantes, técnicos administrativos e representantes da comunidade.

“O Campus de Caicó viveu um novo contexto na gestão da professora Fátima Raquel, que teve um olhar mais minucioso  para a problemática existencial desse campus. E tenho certeza de que com a professora Cicília nós vamos também poder contar com essa articulação, junto com o professor Chico, para a melhoria do Campus de Caicó. Recebê-los aqui, para a gente, é de grande relevância porque sabemos que o destino da Universidade primeiro está nas mãos de Deus e segundo daqueles que assumem a instituição “, afirmou Shirlene Mafra, diretora do Campus de Caicó.

Com a experiência de anos na direção do Campus Avançado de Natal, o vice-reitor eleito Chico Dantas destacou a importância da aproximação entre a Reitoria e os campi avançados. Ele assumiu o compromisso de manter uma agenda de visita com os campi, a exemplo do que está sendo feito neste período de transição.

“É preciso ver a realidade de cada unidade, sentir as necessidades e, junto com a direção, com a comunidade daquela unidade, elencar prioridades, buscar caminhos para a solução de problemas e construir uma Uern cada vez maior e melhor”, afirmou Chico Dantas.

A reitora eleita Cicília Maia também convocou a comunidade acadêmica a somar esforços para o crescimento da Universidade. Cicília agradeceu e destacou a presença do prefeito Dr. Tadeu. Ela ressaltou a importância de firmar parcerias interinstitucionais para o fortalecimento da Uern.

“É muito importante que neste momento a gente possa disponibilizar a Universidade para a municipalidade. O prefeito Dr. Tadeu prontamente atendeu a esse convite e esteve conosco visitando as instalações das clínicas odontológicas do Campus Avançado de Caicó. Não tenho dúvidas de que este momento sela uma parceria profícua para os próximos quatro anos”, afirmou a reitora eleita, que falou também sobre o tratamento que o Campus de Caicó terá em sua gestão. “Nós temos cursos importantes que atendem a Caicó e região, e não tenha dúvidas de que nós teremos um olhar sensível para essa estrutura, como todas as outras da instituição, que enfrentam uma defasagem há décadas, mas que poderá mudar com a autonomia financeira”.

Em clima de despedida, a reitora em exercício Fátima Raquel Morais fez uma rápida prestação de contas das gestões Pedro Fernandes/Aldo Gondim e Pedro Fernandes/Fátima Raquel. Foi neste período que o Campus de Caicó, que até então funcionava nas instalações do Caic de Caicó, conquistou sua sede própria, com a incorporação ao patrimônio da Universidade do prédio que acolheu a antiga Escola Estadual Joaquim Apolinar, hoje Campus Avançado de Caicó.

A reitora também destacou avanços na assistência estudantil, valorização de servidores e atuação da Universidade no combate à pandemia de Covid-19, além das perspectivas para a próxima gestão

“A certeza de que a professora Cicilia e o professor Chico farão todo o possivel pela nossa Universidade. Não tenho dúvidas de que os próximos anos serão anos extremamente exitosos para o crescimento e o desenvolvimento da nossa instituição e consequentemente para o nosso estado”, finalizou a reitora Fátima Raquel.

Os professores Cicília Maia e Chico Dantas tomam posse nos cargos de reitora e vice-reitor na Assembleia Universitária dos 53 anos da Uern, que acontece no dia 28 de setembro, de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo Canal Uern Oficial do Youtube, a partir das 19h.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support