Reitoria visita estruturas da Uern em Caicó

Dando continuidade à agenda de visitas aos campi avançados e faculdades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a reitora em exercício Fátima Raquel Morais visitou as instalações da Universidade em Caicó, acompanhada pela reitora eleita, Cicília Maia, e pelo vice-reitor eleito, Chico Dantas.

A visita teve início pelas clínicas odontológicas, que estão passando por obras de adequação às exigências de biossegurança devido à pandemia, entre outras melhorias. A expectativa é de que, em cinco meses, o prédio já volte a receber professores, estudantes e técnicos para o atendimento à comunidade.

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, acompanhou a visita e renovou o compromisso de sua gestão com a Universidade. Ele reconheceu a importância da presença da Uern no município, especialmente na área da saúde, destacando que a maior parte dos enfermeiros e odontólogos que atuam no município são egressos da Uern e que muitos deles são gestores de importantes áreas do município.

“Temos que dar o apoio integral para a Uern e fazer o que for necessário para melhorar ainda mais a estrutura da Universidade na nossa cidade. Estamos iniciando um processo de parceria, que consiste em garantir que os alunos de odontologia e enfermagem tenham os insumos para realizar os procedimentos e estamos em processo para a doação de um raio-x odontológico para a clínica escola. O que estiver ao nosso alcance para garantir que esses alunos tenham as condições para aprender e ajudar a comunidade, vai ter o nosso apoio integral”, afirmou o prefeito.

A programação também contemplou o prédio dos laboratórios, que funciona ao lado das clínicas odontológicas, onde a equipe gestora recebeu algumas demandas, como adequações físicas, reparos e aquisição de equipamentos, entre outros. Finalizando a visita, a equipe visitou o prédio da sede do Campus de Caicó, onde aconteceu um momento de diálogo com a comunidade acadêmica, com a presença de professores, estudantes, técnicos administrativos e representantes da comunidade.

“O Campus de Caicó viveu um novo contexto na gestão da professora Fátima Raquel, que teve um olhar mais minucioso  para a problemática existencial desse campus. E tenho certeza de que com a professora Cicília nós vamos também poder contar com essa articulação, junto com o professor Chico, para a melhoria do Campus de Caicó. Recebê-los aqui, para a gente, é de grande relevância porque sabemos que o destino da Universidade primeiro está nas mãos de Deus e segundo daqueles que assumem a instituição “, afirmou Shirlene Mafra, diretora do Campus de Caicó.

Com a experiência de anos na direção do Campus Avançado de Natal, o vice-reitor eleito Chico Dantas destacou a importância da aproximação entre a Reitoria e os campi avançados. Ele assumiu o compromisso de manter uma agenda de visita com os campi, a exemplo do que está sendo feito neste período de transição.

“É preciso ver a realidade de cada unidade, sentir as necessidades e, junto com a direção, com a comunidade daquela unidade, elencar prioridades, buscar caminhos para a solução de problemas e construir uma Uern cada vez maior e melhor”, afirmou Chico Dantas.

A reitora eleita Cicília Maia também convocou a comunidade acadêmica a somar esforços para o crescimento da Universidade. Cicília agradeceu e destacou a presença do prefeito Dr. Tadeu. Ela ressaltou a importância de firmar parcerias interinstitucionais para o fortalecimento da Uern.

“É muito importante que neste momento a gente possa disponibilizar a Universidade para a municipalidade. O prefeito Dr. Tadeu prontamente atendeu a esse convite e esteve conosco visitando as instalações das clínicas odontológicas do Campus Avançado de Caicó. Não tenho dúvidas de que este momento sela uma parceria profícua para os próximos quatro anos”, afirmou a reitora eleita, que falou também sobre o tratamento que o Campus de Caicó terá em sua gestão. “Nós temos cursos importantes que atendem a Caicó e região, e não tenha dúvidas de que nós teremos um olhar sensível para essa estrutura, como todas as outras da instituição, que enfrentam uma defasagem há décadas, mas que poderá mudar com a autonomia financeira”.

Em clima de despedida, a reitora em exercício Fátima Raquel Morais fez uma rápida prestação de contas das gestões Pedro Fernandes/Aldo Gondim e Pedro Fernandes/Fátima Raquel. Foi neste período que o Campus de Caicó, que até então funcionava nas instalações do Caic de Caicó, conquistou sua sede própria, com a incorporação ao patrimônio da Universidade do prédio que acolheu a antiga Escola Estadual Joaquim Apolinar, hoje Campus Avançado de Caicó.

A reitora também destacou avanços na assistência estudantil, valorização de servidores e atuação da Universidade no combate à pandemia de Covid-19, além das perspectivas para a próxima gestão

“A certeza de que a professora Cicilia e o professor Chico farão todo o possivel pela nossa Universidade. Não tenho dúvidas de que os próximos anos serão anos extremamente exitosos para o crescimento e o desenvolvimento da nossa instituição e consequentemente para o nosso estado”, finalizou a reitora Fátima Raquel.

Os professores Cicília Maia e Chico Dantas tomam posse nos cargos de reitora e vice-reitor na Assembleia Universitária dos 53 anos da Uern, que acontece no dia 28 de setembro, de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo Canal Uern Oficial do Youtube, a partir das 19h.