Reitoria visita Campus de Assú e assina convênio com prefeitura

Dando continuidade à agenda de visitas às unidades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a reitora em exercício, Fátima Raquel Morais, acompanhada da reitoria eleita, Cicília Maia, do vice-reitor eleito, Chico Dantas e equipe de gestão da reitoria, visitaram nesta segunda-feira (30), o Campus Avançado de Assú.

Durante a visita, a diretora do Campus, Marlúcia Barros, apresentou as instalações físicas do campus e as prioridades nas áreas de infraestrutura e recursos humanos. Ela também falou sobre a necessidade de ampliação dos cursos ofertados no Campus de Assú, e solicitou a instalação dos cursos de Direito e de Medicina. A programação também contou com um momento de diálogo com a comunidade acadêmica do Campus de Assú, que aconteceu de forma híbrida, com a participação presencial e através do google meet.

“Uma excelente iniciativa. Uma continuidade do trabalho e uma ampliação do que já existe. O que temos de melhor são as pessoas e o que a gente viu aqui foi a preocupação com as pessoas. A preocupação com a estrutura mas para proporcionar um melhor atendimento das pessoas”, avaliou a diretora.

A coordenadora geral do Diretório Central dos e das Estudantes, Yamara Santos, também participou do evento. Ela destacou a importância do debate coletivo sobre o retorno presencial das aulas e ressaltou a importância da Uern para garantir o acesso ao ensino superior à população mais carente. “Precisamos falar para os filhos e filhas da classe trabalhadora de que esse lugar aqui é sim um lugar que eles poderão estar, como eu estou. Temos um desafio grande que é fazer com essa Uern possa ampliar cada vez mais”, desafiou a coordenadora do DCE.

Ainda durante a visita, a reitora Fátima Raquel Morais assinou convênio com o prefeito de Assú, Gustavo Soares, que reafirmou seu compromisso com a Universidade e destacou a importância da Uern para a região. “Essa parceria prefeitura é uern só tem a trazer benefícios para a nossa cidade. Hoje nós formalizamos essa união para podermos realmente trazer melhorias, parceria e quem sabe mais cursos para a nossa cidade”. O prefeito também reiterou o pedido para a ampliação dos cursos ofertados pelo campus de Assú, e ressaltou a importância da instalação de um curso de medicina para a região.

A reitora eleita Cicília Maia explicou o processo para a instalação de novos cursos, que necessita, entre outros fatores, de um corpo docente próprio, e destacou a necessidade urgente da realização de concurso público para servidores docentes e técnicos da Universidade, uma das prioridades da sua gestão, que tem início no próximo dia 28.

Sobre a visita ao Campus, Cicília afirmou que o diálogo será uma das marcas de sua gestão e que estará presente também fisicamente nas unidades da Uern para acompanhar ainda mais de perto o dia-a-dia da comunidade acadêmica. “Mesmo antes de tomar posse, eu e o professor Chico, estamos visitando todos os campi da nossa Universidade, mas não ficaremos só nessa visita. Faremos outras. Essa será a realidade dos próximos quatro anos. Sabemos que temos muitos desafios, e um dos principais desafios é transformar o nosso sonho em realidade, que é a nossa autonomia financeira”, afirmou Cicília Maia.

A reitora em exercício, Fátima Raquel Morais, aproveitou o momento para fazer a prestação de contas dos últimos oito anos de gestão na Universidade. Ela destacou os avanços no ensino, pesquisa e extensão, bem como na modernização da administração pública. “Ao longo desses oito anos, muita coisa na Universidade avançou em muitos aspectos. Ainda temos muito a melhorar. Ao longo desses oito anos, a Uern enfrentou sérias dificuldades orçamentárias, chegando a não ter sequer um real previsto no orçamento para investimento, mas mesmo assim, conseguimos avançar. E a perspectiva é de que daqui para frente, com a concretização da autonomia financeira, com a execução das emendas federais, possamos viver um novo momento na Uern”, afirmou Fátima Raquel.

O vice-diretor do Campus de Assú e diretor eleito, Augusto Sérgio e o vice-presidente da OAB Assú, Diego Souza, também participaram do momento, além de professores, técnicos administrativos e estudantes do campus e comunidade em geral.

Além do Campus de Assú, a reitoria já visitou o Campus Avançado de Pau dos Ferros e a Faculdade de Educação (FE). Nesta terça-feira (31), a visita será no Campus Avançado de Patu.