...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitoria reúne-se com o Sindicato dos Técnicos Administrativos

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, Pró-Reitores e assessores participaram de uma reunião com a diretoria do Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAUERN) para tratar de problemas administrativos e questões salariais, como as negociações que aconteceram no ano passado e não foi possível encaminhar o acordo para ser transformado em lei na Assembleia Legislativa. Pedro Fernandes tranquilizou os sindicalistas quando disse: “Estamos aqui para fazer uma universidade melhor e isso inclui os seus servidores”.

Na sua fala inicial, o reitor relatou que vem reduzindo despesas de custeio e citou os sete aluguéis que foram retirados da relação de despesas, quando alocou vários setores da UERN em espaço da própria Universidade, proporcionando uma economia anual de quase R$ 900 mil. Pedro disse que esses encontros com os sindicatos são muito importantes para que a administração possa relatar os problemas existentes e as soluções encontradas e citou que a falta de recursos está sendo solucionada, em parte, pela busca constante de emendas orçamentárias na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso Nacional.

Pauta – O primeiro ponto de pauta da reunião foi a terceirização determinada por ação do Ministério Público acatada pela Justiça através do magistrado Pedro Cordeiro, que determinou um prazo de três meses para o Estado tomar as providências necessárias para a Universidade acatar a decisão dentro de um prazo de seis meses que termina em 21 de maio de 2015. O reitor disse que haverá possibilidade de aproveitamento do pessoal, conforme entendimentos com as empresas ganhadoras da licitação. Segundo Iata Anderson Fernandes, Pró-Reitor de Administração, as empresas sentem-se mais à vontade quando encontra na própria Instituição o pessoal qualificado para executar os trabalhos solicitados nos contratos e citou as funções de motorista, vigilante e auxiliar de serviços gerais.

Outros dois pontos discutidos na reunião foram a adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a criação do órgão fiscalizador das questões de segurança no trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Pedro Fernandes disse que a UERN faz questão de primar pela segurança dos seus servidores. O último tema foi o Plano de Capacitação dos Técnicos Administrativos que está em poder da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), que deverá formar uma comissão para concluir a sua elaboração.

Foto: Ivanaldo Xavier

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support