Reitoria recebe DCE e mantém o diálogo permanente com os estudantes

Mantendo a disposição para um diálogo permanente com os estudantes, o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes, e o Vice-Reitor, Prof. Aldo Gondim, receberam três membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE), juntamente com outros dirigentes da Universidade, para resolver algumas pendências que vão surgindo durante o ano letivo, entre elas a nova sede da entidade no Centro de Convivência, no Campus Central.

Representando o DCE, estava a presidente Lidiane Xavier e os dois diretores André Bisneto e Bruna Rodrigues. A reunião teve início com o Reitor apresentando todos os dirigentes da UERN presentes que representavam as Pró-Reitorias e, em seguida, foram colocando os assuntos que estavam previamente pautados sobre a mesa para discussão. O primeiro foi o aumento da velocidade da Internet e pontos de wifi para permitir o acesso dos alunos à Internet. Pedro Fernandes garantiu que já está sendo negociado com a operadora que fornece o sinal para a UERN, o aumento de 512 k para 20 megas e a instalação de roteadores wifi, inicialmente, no Centro de Convivência e depois em outros pontos devidamente negociados com o DCE.

Outro ponto negociado com o DCE foi a abertura da Biblioteca Central, como uma primeira fase experimental, durante os sábados nos dois expedientes (manhã e tarde), com início previsto para o semestre 2014.2. A Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Lúcia Musmee, disse que considera o quadro da Biblioteca insuficiente para dividir os servidores por turnos e que, por isso, concorda que inicialmente seja implantada como experiência e se tudo sair conforme o previsto, tendo a frequência dos alunos, a UERN deverá tornar a ampliação do horário como oficial.

Outra reivindicação do DCE foi na área cultural como a participação dos estudantes nas programações promovidas pela Universidade e a presidente lembrou que no último evento os alunos da UERN promoveram um sarau e a apresentação de uma banda. Lidiane solicitou que a programação fosse estendida para o turno matutino e sugeriu que oficinas fossem realizadas nesse turno. O Pró-Reitor de Extensão, prof. Etevaldo Almeida, disponibilizou os equipamentos de som da PROEX para a realização desses eventos. Também ficou definida a liberação de uma área de parede para os alunos praticarem, em oficinas, o grafite como uma arte, próxima da futura sede da entidade.

Quanto a nova sala para o DCE, no Centro de Convivência, os trabalhos de reforma já estão sendo executados e em fase de conclusão, devendo receber uma nova instalação elétrica que permitirá o uso de equipamentos que requeiram uma melhor estabilidade na energia. Lidiane Xavier disse que o DCE deverá ser mudado para lá antes mesmo que essa nova instalação elétrica seja finalizada. A reunião foi concluída depois que foi discutida com a diretoria do DCE a redação de algumas minutas que formalizarão algumas atividades que envolvem a participação direta dos alunos, como o Programa de apoio ao Estudante (PAE), as normas para as aulas de campo, entre outras.