Reitoria prossegue entendimentos para apoiar o movimento estudantil da UERN

Dando prosseguimento ao diálogo com o segmento estudantil, o Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), declarou que esteve reunido com a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), membros da diretoria e presidentes de Centros Acadêmicos (CA’s), discutindo a participação dos estudantes da UERN na BIENAL 2015, que acontecerá na Lapa – Rio de Janeiro, de 1º a 6 de fevereiro de 2015; a participação da UERN na organização do CONUERN; um repasse de recursos que possibilite a organização da sede da entidade e dos CA’s com equipamentos e espaço físico, além de uma logística que permita à diretoria do DCE visitar os Campi e aos presidentes de CA’s visitar o DCE no Campus Central em Mossoró.

O Reitor Pedro Fernandes disse que entende ser muito importante ter o segmento estudantil organizado e entende que o movimento estudantil organizado e que esse movimento comece nas Unidades Acadêmicas, pois a questão dos espaços físicos fica a critério dessas unidades e é muito importante que essa discussão se dê com professores e técnicos para que se defina qual o melhor espaço. O DCE assumiu o compromisso de informar que movimento estudantil temos hoje, oferecendo um perfil dessa entidade, com a indicação de todos os CA’s criados formalmente. “Somos sabedores de que muitas lutas, discussões e trabalhos realizados, ainda há muito o que se discutir e muito ainda há o que se fazer e cada vez mais nós estamos reduzindo os espaços entre as reuniões para chegarmos a resultados concretos para formalizarmos o segmento estudantil que é o propósito da nossa Instituição”, concluiu o Reitor.

A presidente do DCE, Lidiane Xavier, disse que foram feitas várias reivindicações na reunião e ressaltou a importância da BIENAL 2015 e do retorno da realização do CONUERN, que é um congresso dos estudantes da UERN que não acontece desde 2010 e o DCE deseja resgatá-lo para o próximo ano. Ela falou também nas outras solicitações e disse que a pauta do movimento estudantil da UERN é justa e dela depende o ressurgimento desse movimento com a força que sempre teve e citou a logística que permitirá o deslocamento dos estudantes dos outros Campi para Mossoró e da própria diretoria do DCE para todos os Campi da Instituição, além da reestruturação do DCE e dos CA’s com espaço físico mobiliado e com equipamentos que permitam o funcionamento regular.

Foto: Ivanaldo Xavier