Reitoria e DCE se reúnem para debate de temas importantes

Na tarde desta terça-feira (1º), a professora Dra. Cicília Maia, reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e diversos integrantes da gestão universitária se reuniram, na Sala da Secretaria dos Conselhos, com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Os assuntos incluíram retorno presencial das aulas, aprimoramento da infraestrutura da Uern, construção do Campus de Apodi, melhoria dos transportes públicos no que se refere ao atendimento do trajeto e do horário dos alunos e oferta de disciplinas híbridas pelos cursos.

Ponto central da reunião, o retorno das aulas presenciais mereceu bastante atenção. O DCE solicitou informações sobre as questões relacionadas às medidas de segurança sanitária.

Quanto ao assunto, um dos temas a serem apreciados diz respeito à obrigatoriedade da apresentação do passaporte da vacina para o ingresso e a permanência nas dependências internas da Universidade.

O uso de máscaras e a higienização dos ambientes dos campi também foram considerados pontos indispensáveis. “São três coisas das quais a gente não abre mão”, reforçou a reitora.

Há também monitoramento dos registros sobre a variante ômicron, que tem preocupado autoridades.

Os representantes da Uern prestaram ainda esclarecimentos sobre os investimentos na infraestrutura, com o recebimento de recursos destinados a esse fim; sobre os transportes públicos, com envio de ofícios às prefeituras para reforçarem os ônibus quando do retorno presencial, além da possível aprovação da concessão de auxílio transporte aos alunos pela Universidade; e campus de Apodi, com os avanços das obras.

Por fim, a reitora pediu apoio do DCE com relação ao projeto de autonomia financeira, em trâmite na Assembleia Legislativa do Estado. “Precisamos muito do apoio de vocês, é importantíssimo”, ressaltou.

A estudante Terumi Tatsukawa, 2° coordenadora-geral do DCE, disse que considerou a reunião bastante produtiva.

“Nós pautamos cada vez mais assuntos que são relacionados com a assistência e a permanência estudantil, acima de tudo, e levando em consideração que estamos nos direcionando para um retorno presencial da Universidade. Que esse retorno ocorra da maneira mais correta e segura possível. Sempre defendendo a saúde, a educação, a segurança e a ciência”, declarou.