Reitoria, DCE e UEE dialogam sobre movimento estudantil no RN

Parte da nova diretoria da União Estadual de Estudantes (UEE-RN) foi recebida nesta segunda-feira (23) pelo reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes. A entidade foi fundada em 1954 e participou ativamente das principais discussões nas décadas de 50 e 60, como as questões relacionadas às reformas de base, tendo sido fechada pela ditadura militar.

A UEE foi reativada e tem como atual presidenta a estudante Yara Costa, do curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela afirmou que irá procurar garantir o diálogo entre os estudantes e com as universidades. “A União Estadual de Estudantes é extremamente importante para o Rio Grande do Norte, especialmente neste momento em que vemos cortes nos recursos para as universidades públicas. Nosso grande desafio é conseguir aprovar e implementar o Plano Estadual de Assistência Estudantil no Rio Grande do Norte, que nunca existiu”, afirmou.

Ana Vitória, estudante do curso de Direito da Ufersa, também faz parte da diretoria da UEE. Ela complementou afirmando que a entidade também busca a reestruturação e o fortalecimento do movimento estudantil potiguar, não apenas nas universidades, como também no ensino médio.

Além de Yara Costa e Ana Vitória, estiveram presentes Yadson Fábio, estudante do curso de História da UERN, que também faz parte da diretoria da UEE, além da coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes da UERN, Glisiany Plúvia e Paulo Sérgio e Genderson Kaio, também membros do DCE/UERN.

Reitor Pedro Fernandes e equipe de gestão receberam representantes do DCE e UEE nesta segunda-feira

O reitor Pedro Fernandes parabenizou os estudantes pela coragem em assumir o desafio de coordenar um movimento desta amplitude. Ele também destacou a presença de representantes da UERN, UFRN e Ufersa na diretoria da entidade. “A agenda de desafios das Instituições de Ensino Superior públicas do nosso Estado é muito semelhante, sobretudo a necessidade de mostrar que o ensino superior gratuito faz a diferença, principalmente no que diz respeito à formação de professores”. Na reunião, o reitor apresentou alguns avanços em relação à assistência estudantil na UERN, como o voto paritário na instituição, a implantação do Programa de Apoio ao Estudante (PAE), a sede própria do DCE e o aumento significativo na oferta de bolsas para os estudantes. O reitor também apontou o desafio da criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. “Procuramos ter, aqui na UERN, uma relação de diálogo e respeito com os estudantes. Desejo muita serenidade e disposição para vocês. Com certeza será um grande desafio, mas também uma grande oportunidade de aprendizado”, afirmou.

Estiveram presentes à reunião, a vice-reitora Fátima Raquel; o subchefe de gabinete da Reitoria, Esdras Marchezan; o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, David Leite, e o diretor de Assistência Estudantil, Erison Natécio.