Reitoria, DCE e centros acadêmicos reúnem-se para discutir o retorno presencial das aulas

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (14), com representantes do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE) e de Centros Acadêmicos da Universidade. Realizado na Sala dos Conselhos da Reitoria, o encontro permitiu o debate de questões ligadas ao retorno presencial das aulas, programado para o dia 2 de fevereiro, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) tomada em novembro último.

Durante a reunião, que também contou com participantes por meio de videoconferência, a coordenadora-geral do DCE, Terumi Tatsukawa, manifestou o receio da entidade e de grande parte da comunidade acadêmica em relação ao aumento do número de casos de Covid-19 e entregou à reitora da Uern um relatório, produzido pelo diretório, que reúne diversos dados relacionados à disseminação da doença no Brasil e, em especial, no Rio Grande do Norte.

O documento apresenta uma série de informações provenientes de entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sobre o aumento no número de casos e da taxa de ocupação de unidades de saúde em diversas cidades.

“Desde 2020 nós reforçamos que nosso principal objetivo é que o retorno presencial aconteça de forma segura. Sabemos das dificuldades ligadas ao ensino remoto, principalmente para os cursos que têm maior demanda de contato presencial, mas nós também queremos discutir uma série de questões que são muito importantes neste momento”, destacou Terumi.

Ao longo do encontro, representantes do DCE e de centros acadêmicos manifestaram suas opiniões – a favor ou contrárias – referentes ao retorno das aulas presenciais, apresentando as particularidades de cada curso.

A reunião contou com a presença do chefe de gabinete da Reitoria, professor Lauro Gurgel, do pró-reitor e da pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Erison Natécio e Angélica Nogueira, e da pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, professora Fernanda Abreu.

Após as falas dos discentes, Cicília Maia salientou o compromisso da Universidade em relação à integridade da comunidade acadêmica, presente desde o início da pandemia.

A reitora também destacou que a decisão do Consepe relacionada às aulas presenciais também possibilita que a data de retorno seja revista, caso haja fatores de riscos aos alunos, técnicos-administrativos e professores.

A reunião aconteceu na Reitoria da Uern

“É importante ouvirmos vocês e continuarmos analisando todos os pontos, incluindo as particularidades de cada unidade. A possibilidade de retorno presencial ou não está assegurada tanto pela decisão do Consepe quanto pela nossa convicção de que a nossa prioridade é a segurança da comunidade acadêmica. Ainda não sabemos qual decisão será tomada, mas temos a certeza de que, pensando de forma conjunta, vamos ter a sensibilidade de tomar a melhor decisão”, enfatizou a professora.

Cicília Maia acrescentou ainda que a Reitoria tem tomado uma série de medidas para viabilizar o retorno presencial – desde a disponibilização de álcool nas salas de aula até o contato com prefeitos de municípios próximos para que seja planejado da melhor forma o transporte dos alunos.

A reitora destacou ainda que, na próxima semana, haverá reunião do Comitê Covid-19 da Universidade, que também discutirá questões ligadas aos números recentes do coronavírus no estado.

O relatório apresentado pelo DCE pode ser acessado neste link.