Reitoria da UERN leva dirigentes à Caicó para descentralizar gestão

O Campus Avançado da UERN na cidade de Caicó passou por momentos diferentes no último dia 29 de janeiro, quando recebeu a comitiva de dirigentes da Instituição para o cumprimento da primeira atividade do Gabinete Itinerante. O dia começou com a Colação de Grau de três formandos do curso de Educação Física e logo em seguida a posse do novo diretor daquela unidade, prof. Dr. Álvaro Marcos Pereira Lima, que assumiu o lugar do prof. Dr. Padre Francisco Costa. Na ocasião, o prof. Dr. Álvaro Marcos afirmou ser esta “uma nova forma de administrar a Universidade, transformando a cidade de Caicó na sede da UERN. Após a Colação de Grau e solenidade de posse, durante à tarde, teve início os atendimentos do Gabinete Itinerante. Os trabalhos estavam sob a presidência do Vice-Reitor Prof. Aldo Gondim Fernandes.

A participação no Gabinete Itinerante continuou com professores do Curso de Odontologia que solicitaram a assinatura de convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para possibilitar a participação dos alunos de Odontologia, Enfermagem, Filosofia da UERN em conjunto com os alunos do Curso de Medicina do Campus da UFRN. Os professores de Odontologia também solicitaram uma forma mais eficiente para a liberação de recursos para pequenos consertos em equipamentos, sem a burocracia das licitações e empenhos que provocam muita demora. O prof. Dr. Vogel Sanger, Pró-Reitor de Planejamento e Finanças, apresentou a solução para o caixa de pequenas despesas. Sobre a assinatura de convênio, o Reitor Pedro Fernandes disse que vai solicitar providencias ao setor de Convênios da Instituição.

Os professores do Curso de Enfermagem solicitaram que fosse feita uma nova instalação elétrica no Laboratório de Anatomia, que não suporta a instalação dos equipamentos de ares condicionados. Eles lembraram que essa solicitação já havia sido encaminhada para a Pró-Reitoria de Administração, cujo representante na reunião, prof. Me. Tarcísio Barra disse que vai dar andamento para que os serviços sejam executados o quanto antes pela própria equipe de eletricistas da Universidade.

Uma solicitação que foi praticamente unânime entre os professores daquele Campus referia-se a ajuda de custos aos alunos que se deslocam de outras cidades para cursarem a graduação nos campi da UERN, como uma bolsa para alunos carentes. O Reitor pronunciou-se favorável a uma solução nesse nível, mas disse que nesse ano não poderia acontecer, tendo em vista que o orçamento já estava aprovado e não previa esse programa, mas que nos próximos anos a Universidade poderia colocar no orçamento anual. Também lembrou que a Universidade poderia resolver isso aderindo ao Programa Nacional de Assistência ao Estudante (PAE) e para isso teria que aderir ao ENEM e SISU, como forma de seleção para ingresso na Instituição. Segundo o Reitor, esse programa libera recursos mensais para atendimento das necessidades dos alunos carentes.

Técnicos – Na reunião com os técnicos-administrativos, apenas dois compareceram para representar todos do segmento, foram eles, Ilana Jozy e Diego Dantas. O tema mais polêmico levado por eles referia-se a reivindicação de adoção do expediente corrido. Essa solicitação foi feita via requerimento e teve como resposta o indeferimento baseado em um parecer da Assessoria Jurídica da Instituição. A servidora solicitou que o tema não fosse esgotado, alegando que cabia negociações com os técnicos, o Reitor respondeu que a UERN estava aberta para reiniciar essas negociações, levando em considerações as necessidades da Instituição.

O Plano de Capacitação dos Técnicos-Administrativos foi outro tema levado ao Gabinete Itinerante. A Pró-Reitora Adjunta, Profa. Dra. Ivonete Soares, disse que um modelo do Plano de Capacitação já estava em mãos do responsável pelo setor de capacitação para ser reformulado, melhorando as condições de liberação, mas adiantou que todos os servidores que solicitam a liberação, por enquanto, estão sendo atendidos dentro das mesmas normas de liberação dos professores. Ela disse que em breve uma comissão será formada para elaborar um novo plano a partir desse modelo existente. Outro tema também debatido foi os cursos para vigias e motoristas, que a Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), profa. Lúcia Musme, informou que já estão sendo providenciados.

Estudantes – Estiveram presentes os estudantes Alessandra, Glausson e Erasmo e falaram sobre transporte, instalações físicas, ajuda de custos aos Centros Acadêmicos, auxílio para participação de congressos e outros eventos, transportes para eventos e aulas de campo. O Vice-Reitor, prof. Aldo Gondim, disse que alguns itens trazidos pelos alunos já estão com as suas soluções sendo encaminhadas, como o transporte, por exemplo. Ele citou que a UERN adquiriu recentemente um ônibus novo e está aguardando a sua entrega. Como também que, com a suspensão de aulas em alguns Núcleos, vai reduzir o uso de todos os veículos da frota da Instituição apenas em função do transporte de professores. As instalações físicas estarão solucionadas com a liberação das emendas que tramitam no Congresso Nacional e prevê a retomada das obras dos Campi de Natal e Caicó. O Gabinete Itinerante foi encerrado com a declaração de sucesso por parte de todos os segmentos, tendo em vista que possibilita a solução mais rápida dos problemas da Universidade.