Reitoria conversa com Emater e Idiarn sobre reorganização do entorno da Facs

Os ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) estão passando por um processo de ampliação.

Parte dos espaços ocupados pela Emater e Idiarn já foram desocupados e estão passando por manutenção para acolher as atividades dos ambulatórios, que também serão ampliadas.

Nesta segunda-feira (28) a reitora em exercício Fátima Raquel Morais e a reitora eleita e chefe de gabinete da Reitoria, Cicília Maia, participaram de reunião com o diretor da Emater, César Oliveira, e a chefe de gabinete do Idiarn, Thaliana Félix, para conversar sobre o planejamento de reorganização do entorno da Facs, o que inclui a área ainda ocupada por Emater e Idiarn. Além disso, a Uern ainda apresentou demanda pela cessão de uma área pertencente à Emater para que seja utilizada como espaço de convivência para a comunidade acadêmica e comunidade atendida pelos ambulatórios.

De acordo com o diretor da Emater, mais de 95% da obra de adequação do novo espaço para receber a Emater já foi concluída e a expectativa é de que em breve haja a transferência para o novo espaço. Já o Idiarn ainda não apresentou uma previsão para a liberação do espaço.

Sobre a cessão de uma nova área para a Uern, César afirmou que é necessário fazer uma consulta antes de assumir o compromisso com a Universidade. “Temos total interesse em dar destinação àquele espaço que hoje encontra-se ocioso”, garantiu o diretor.

“Já iniciamos a manutenção predial nas salas que já foram entregues à Universidade. Esperamos muito em breve concluir os serviços para receber os equipamentos que estão em fase de licitação e iniciar os atendimentos à população nos novos espaços, e estamos conversando com Emater e Idiarn, assim como outros agentes públicos,.para realizar um planejamento conjunto desse processo”, explicou Cicília Maia, chefe de gabinete da Reitoria e reitora eleita da Uern.

“Entendemos as dificuldades financeiras decorrentes dessa transferência, até por sermos da mesma esfera, mas trata-se de uma necessidade urgente para a melhoria dos serviços prestados pela Uern na saúde pública”, afirmou a reitora.

Os ambulatórios da Facs oferecem atendimento gratuito à população em diversas especialidades, sendo, em alguns casos, o único atendimento gratuito ofertado em Mossoró.