Reitores do RN pedem apoio da bancada federal para reverter cortes

Em reunião do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Norte realizada nesta quinta-feira (14), os gestores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) manifestaram apoio à nota das entidades que compõem o Comitê Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento – ICTP.BR, publicada em 7 de outubro de 2021, relativa a modificação do PLN 16, que subtrai recursos destinados recursos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para projetos de pesquisa e bolsas. Os reitores também pediram o apoio dos parlamentares do Estado no sentido de que a
decisão seja revertida.

Esta foi a primeira reunião do Fórum que contou com a participação dos professores Cicília Maia e Chico Dantas como reitora e vice-reitor da Uern, respectivamente. O reitor da UFRN e presidente do Fórum, José Daniel Diniz, e o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo, deram as boas-vindas aos novos integrantes.

“Para nós é uma alegria compor esse fórum e trazer a contribuição da Uern para o fortalecimento do ensino superior, da ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento do estado, com o objetivo de criar estratégias e executar ações em benefício do Rio Grande do Norte”, afirmou a professora Cicília Maia, reitora da Uern.

Os reitores também falaram sobre a situação das atividades acadêmicas e administrativas de suas instituições, especialmente no que diz respeito ao retorno das atividades presenciais. Cada universidade apresentou seu planejamento. Na Uern, os técnicos administrativos já iniciaram o retorno das atividades presenciais e a previsão é de que as aulas presenciais sejam retomadas no dia 02 de fevereiro de 2022.

“Fizemos todo um planejamento, tendo sempre como foco principal a segurança e a saúde da nossa comunidade acadêmica. Temos consciência da nossa responsabilidade e foi por isso que, mesmo diante de muitas críticas, decidimos suspender as atividades presenciais em março de 2020. O tempo nos mostrou que estávamos corretos e é com esse mesmo sentimento de responsabilidade que o nosso retorno presencial está acontecendo de forma gradual, diante de um cenário de vacinação, em fevereiro do próximo ano, de quase a totalidade da nossa comunidade”, explicou a reitora da Uern.

Na mesma reunião, a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime), Joária Vieira, pediu o apoio do Fórum para projetos de formação continuada de professores da rede básica de ensino.

Leia a nota do Fórum de Reitores do RN