Reitora em exercício participa da Reunião anual 2020 do FOPROP/Regional Nordeste

A Reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, participou nesta quinta-feira (29), da abertura da Reunião Anual 2020 do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) – Regional Nordeste.

A reunião foi conduzida pelo prof. Robério Rodrigues Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, e coordenador da Regional Nordeste do FOPROP. O prof. Rodolfo Cavalcanti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uern, é vice-coordenador da Regional Nordeste do FOPROP.

Em sua fala, a reitora Fátima Raquel destacou que este é um período de adversidades, marcado por instabilidade e insegurança, especialmente no que diz respeito às estratégias de fomento à pesquisa e pós-graduação no país. “Nós que vivemos no Nordeste acabamos por sofrer mais fortemente o impacto relacionado a essas políticas restritivas e, apesar das imensas potencialidades que temos, somos a região que mais acaba sendo deixada de lado nesse momento. Sabemos a imensidão do nosso país, a diversidade de necessidades de pesquisa e pós-graduação que existem, mas a gente não pode se conformar com essa predominância de assimetrias que, além de acentuar as desigualdades, acaba por não ver as potencialidades que temos na nossa região”, ressaltou Fátima Raquel.

A reitora em exercício reforçou que o Nordeste desponta como uma das regiões que menos recebe fomento à ciência no país e é necessário fortalecer a união das instituições. “Além do contexto já citado, nós precisamos nos unir para defender nossa região, defender o que somos e o que fazemos. Temos um imenso valor em todas as esferas e, aqui em particular, cito a Pesquisa e a Pós-Graduação”, destacou Fátima Raquel.

A programação da Reunião Anual 2020 do FOPROP – Regional Nordeste, segue nesta sexta-feira, 30 de outubro. As atividades podem ser acompanhadas no Canal do Youtube – Eventos UFOB.