...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitora defende inclusão da Abruem em gestão do Programa Idioma sem Fronteiras

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Profª. Drª. Fátima Raquel Morais, participou, nesta quarta-feira (26), da reunião ordinária da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que aconteceu mais uma vez de forma remota, através da plataforma Google Meet.

A reunião foi presidida pelo reitor Rodrigo Zanin, presidente da associação. Um dos pontos de pauta foi a adesão das universidades filiadas à Abruem ao Programa Idioma sem Fronteiras através da Rede Abruem. A reitora da Uern defendeu que a entidade tenha um assento no núcleo gestor do programa como condição para a adesão à rede.

“As universidades estaduais têm muito a contribuir com esse programa, porém a adesão ao Idioma sem Fronteiras vai acarretar muitas mudanças e é preciso pensar nessa adesão e nesse formato, e defendo que a Abruem, sendo essa entidade grande e forte, precisa ter um acento no núcleo para contribuir com essa construção, e não somente entrar como participante”, argumentou a reitora.

Durante a reunião, os reitores também avaliaram as reuniões realizadas entre universidades e os técnicos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) visando à liberação de recursos referentes a convênios, em sua maioria, advindos de emendas parlamentares. Segundo relato dos reitores, o diálogo com o FNDE foi facilitado após a intervenção da Abruem, no entanto, em sua maioria, a maior dificuldade está na liberação de recursos antigos.

A Abruem é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support