...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitora da Uern reforça importância do fortalecimento da pós-graduação nas universidades estaduais, durante audiência na Capes

A reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Profa. Fátima Raquel Morais, discutiu com a Capes a necessidade de fortalecimento dos programas de pós-graduação nas universidades estaduais, principalmente naquelas localizadas na região Nordeste, como a Uern. Acompanhada da chefe de gabinete da reitoria, Profa. Cicília Maia, a reitora em exercício participou de audiência, em Brasília, com o coordenador geral de desenvolvimento setorial e institucional da Capes, Lucas Resende Salviano, na manhã desta quarta-feira (02).

A Uern possui hoje 20 programas de pós-graduação em funcionamento, com 22 mestrados e 4 doutorados. Hoje, 1.100 estudantes estão matriculados na pós-graduação da universidade, que já diplomou 1.300 mestres e doutores.

“Importante destacar junto à Capes o papel social que as pós-graduações das universidades estaduais têm nesta região e o impacto positivo que elas promovem na sociedade. Por isso a importância da correção de assimetrias e fortalecimento dos nossos programas, principalmente com fomento de bolsas às nossas pesquisadoras e pesquisadores”, comentou a professora Fátima Raquel.

De acordo com Lucas Resende a Capes está em processo de implantação de um novo modelo de distribuição de bolsas que, pelo formato, tende a atender melhor programas de pós-graduação com características regionais como os da Uern. De 2018 até aqui algumas universidades tiveram suas cotas de bolsas reduzidas pela Capes, o que gerou prejuízo ao funcionamento de alguns cursos. Em 2018 a Uern possuia 96 bolsas ativas. Hoje são 85 bolsas, distribuídas nos programas de mestrado (73) e doutorado (12). A maior redução ocorreu nas bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), onde a quantidade de bolsas saiu de 10 para 4.

“Apresentamos o potencial dos nossos programas e a necessidade de reativação de bolsas que foram reduzidas ao longo do tempo. Isso é fundamental ao funcionamento e desenvolvimento dos programas”, comentou a chefe de gabinete da reitoria, Cicília Maia.

Portal de Periódicos – Durante a agenda de trabalho em Brasília, as professoras Fátima Raquel e Cicília Maia também foram recebidas pela coordenadora geral do Portal de Periódicos da Capes, Andrea Carvalho Vieira, e pelo coordenador da divisão de execução, acompanhamento e fiscalização do portal, Armando Peixoto.
As duas discutiram a necessidade da concessão, pela Capes, de acesso irrestrito pela Uern ao Portal de Periódicos, importante instrumento de fomento à produção científica de qualidade e democratização do acesso à informação científica internacional. “Com a ampliação de nossos programas de pós-graduação, a abertura do acesso irrestrito ao portal é fundamental no desenvolvimento de nossa política institucional de fomento e fortalecimento à pesquisa científica”, disse a reitora em exercício, Fátima Raquel.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support