Reitora da Uern é empossada membro do Conselho Deliberativo da Abruem

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Profª. Drª. Cicília Raquel Maia Leite, foi empossada membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Reitoras e dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Ela assume o cargo ao lado das reitoras Célia Regina Diniz (UEPB) e Juliene Resende Cunha (Unifilmes), tendo como suplentes, os reitores Miguel Sanches Neto (UEPG), Leonardo Alvim Beroldt da Silva (UERGS) e Dilmar Baretta (UDESC).

Na mesma solenidade foram empossados os reitores Francisco do O’ de Lima Junior (Urca) e Odilon Máximo de Morais (Uneal) nos cargos de presidente e vice-presidente da Abruem, respectivamente, assim como os membros do Conselho Fiscal, formado pelos reitores Marco Aurélio Ferreira (Unifae), Lavínia Rosa Rodrigues (UEMG) e Clay Anderson Nunes Chagas (Uepa) são os titulares do Conselho Fiscal, e os suplentes, Nara Lúcia Perondi Fortes (UNITAU), Laércio Alves de Carvalho (UEMS) e Alberto Barella Netto (UniRV).

Para a reitora Cicília Maia, a presença de cinco mulheres na diretoria da entidade, que tem projeção nacional como a Abruem é mais um passo na luta pela equidade de gênero. “É com muita honra e compromisso que assumimos a missão de compor o Conselho Deliberativo da Abruem, ao lado das reitoras Célia Diniz e Julienne Resende. A ocupação de espaços de liderança por mulheres é uma pauta importante, que defendemos em todas as instâncias e fizemos também essa defesa na Abruem”, enfatizou.

A reitora da Uern também parabenizou a nova presidência, se colocando à disposição e reforçou o compromisso de trabalhar para engrandecer a entidade e contribuir na luta pelo fortalecimento das universidades estaduais e municipais. “No geral, são essas instituições que levam o ensino de qualidade a cidades e regiões onde dificilmente o ensino superior chegaria”. Ela também agradeceu a dedicação do reitor Rodrigo Zanin, que deixou a presidência da entidade, tendo conduzido a Associação em um dos momentos mais delicados da história, durante a pandemia de Covid-19.

A cerimônia de posse aconteceu no dia 9 de setembro, na Universidade Regional do Cariri, em Crato, no Ceará.