Reitor recebe esboço do PDI que será analisado no CONSUNI

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto recebeu o esboço do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que será analisado pelo Conselho Universitário (CONSUNI).

O PDI é um documento elaborado a partir de uma consulta pública às unidades acadêmicas cujo resultado final apontou para uma necessidade de mudanças no andamento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “O PDI é um documento que projeta a universidade vendo o passado com a vivência do presente projetando a universidade para o futuro”, destacou o vice-reitor Aldo Gondim que foi o coordenador-geral da equipe que elaborou o PDI.

Integrante do primeiro PDI da UERN, elaborado há dez anos, a professora Sirleyde Dias, coordenadora da equipe técnica, destacou a importância desse novo documento. “Foi um trabalho muito gratificante com muitas horas de discussões e debates que mostrou a maturidade do grupo e materializa os avanços da UERN”, declarou.

Ao receber o PDI, o reitor Pedro Fernandes considerou este um momento importante e informou que o material agora precisa ser avaliado pelas instâncias universitárias. “A entrega do PDI demonstra mais uma vez o nosso trabalho em busca da normatização e da regulamentação da nossa instituição no que diz respeito às resoluções, portarias e também estatuto. O PDI prevê um planejamento para o períodeo de 2015 a 2025. Foi um trabalho árduo e continuo, porém é só o primeiro passo desse projeto para que ele tramite nos conselhos competentes e seja realmente provado”, analisou.

Integrante da comissão central, o professor Zezineto Mendes disse que o novo PDI é um documento que projeta a universidade para o futuro. “O PDI teve uma construção com a participação de vários professores e colaboradores e as propostas colocadas mostram que esta é uma universidade que está se estruturando para pensar o futuro”, frisou.

O pró-reitor adjunto de extensão Fabiano Mendes avaliou que o PDI traz avanços extensionistas para a UERN. “O PDI vai nortear em ações de médio e longo prazo e nos ajudou num primeiro momento a enxergar a necessidade de a extensão integrar mais a grade curricular da graduação”, analisou.

O PDI é um plano que prevê ações da UERN nos próximos dez anos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Fizeram parte da comissão central os professores Aldo Gondim, Roberto Rangel, Lúcia Musmée, Verônica Pontes, Zezineto Mendes e João Freire; as técnicas Jacqueline Dantas e Kalina Barreto; e a acadêmica Lidiane Samara da Silva Xavier.

A comissão técnica contou com as presenças dos professores Fabiano Mendes, Fátima Araújo, Adonias Vidal, Ivonete Soares, Demétrius Marques, Anselmo de Carvalho, Luís Marcos e Antonio Oliveira Filho.

Ainda colaboraram com os trabalhos o técnico de nível médio Ravi Dias, o técnico de nível superior Fábio Bentes e os professores Marcelo Melo da Costa, Luís Alberto de Lima, Kelânia Mesquita, William Coelho, Péricles Amorim, Lauro Gurgel, Tarcísio Barra, Ana Lúcia Aguiar, Adalberto Veronese, José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti e Fábio Lúcio.