...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitor Pedro Fernandes participa de mesa de discussão sobre EaD em seminário regional da Associação Universidade em Rede

O reitor Pedro Fernandes participou nesta sexta-feira (31) de uma mesa de discussão do Seminário Regional UniRede Nordeste, para debater o tema do evento: “A EaD em pauta: cenário, desafios e perspectivas na oferta das IES associadas Nordeste”, que aconteceu no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

A Associação Universidade em Rede (UniRede) é um consórcio interuniversitário, e os seminários regionais dela são realizados anualmente nas cinco regiões do País, para discutir temáticas relacionadas ao contexto atual das políticas de educação a distância, considerando a oferta de cursos na modalidade de EaD (Educação a Distância), que cria a necessidade das instituições discutirem os principais problemas relativos à qualidade das ações pedagógicas, metodológicas e acadêmicas.

Na mesa de discussão, o reitor da UERN também representou a Associação Brasileira das Universidade Municipais e Estaduais (Abruem) e o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.

A mesa foi composta pelo presidente da Associação Unirede, Prof. Alexandre Martins dos Anjos; o representante da Unirede no Nordeste, Prof. Marcos Túlio Pinheiro, e a coordenadora do Seminário Regional Unirede Nordeste 2019, Profª. Maria Carme Freire Diógenes de Rêgo, que falou sobre EaD no Estado, ressaltando as dificuldades geradas pelo corte de 82% das verbas para este ano.

Para o reitor Pedro Fernandes, discutir o ensino a distância é falar do futuro que já está presente nas universidades, visto que 33,3% dos alunos em cursos de graduação no Brasil estão na modalidade EaD.

Em sua fala, o reitor defendeu o ensino superior, lembrando que sem ele não há professor para a educação básica. Para o reitor, a modalidade EaD é uma opção de interiorização e inclusão no ensino superior. “Ela também apresenta novos métodos de ensino, favorecendo o aprendizado fora de sala de aula e a diversificação de atividades pedagógicas e de extensão”, acrescentou.

Prefeitos, secretários de Educação e professores de vários municípios do RN formaram o público do Seminário.

No final do Seminário, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto convocou a Femurn e o Fórum de Reitores para juntos pressionarem deputados estaduais e federais para manutenção dos polos de Ensino a Distância das instituições que estão presentes em cada município.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support