Reitor Pedro Fernandes é indicado para compor câmaras no Conselho Nacional de Educação

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, é um dos indicados para compor as Câmaras de Educação Básica e de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).

A indicação do professor Pedro Fernandes partiu da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), instituição que atua diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 46 universidades associadas. A Associação busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

A relação com os nomes dos indicados foi publicada na Portaria nº 515/2020 do Ministério da Educação e Cultura (MEC), no Diário Oficial da União de 8 de junho de 2020.

O Conselho tem a missão de assessorar o Ministério da Educação nas questões que envolvem a educação brasileira e é composto por duas câmaras: da Educação Básica e do Ensino Superior, totalizando 22 conselheiros, além de dois membros natos, os secretários da Educação Básica e da Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O tempo de mandato dos conselheiros é de quatro anos.

Cabe também ao conselho formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino e pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Pedro Fernandes é reitor da UERN desde 2013, faz parte do Conselho Deliberativo na ABRUEM e atualmente preside a Câmara de Pós-Graduação da Associação. Ele recebeu a indicação com gratidão e afirmou que caso seja escolhido irá desempenhar suas funções com o mesmo empenho e dedicação que marcam sua trajetória.

“Quero agradecer a confiança dos colegas reitores e reitoras da Universidades Estaduais, que em nome da ABRUEM, me indicaram para compor essa lista, tanto da Câmara de Educação Superior, como da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, e aos colegas do Fórum Nacional de Educação, do qual eu faço parte. Uma vez sendo escolhido para compor qualquer que seja a Câmara, ou ambas, continuaremos com o nosso trabalho em prol da educação nacional”, afirmou o reitor.