Reitor Pedro Fernandes discute parceria com a Secretária Betânia Ramalho

O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes Ribeiro Neto, recebeu na manhã desta quinta-feira(28), no Gabinete da Reitoria, a visita da Secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Leite Ramalho, para discutir parceria entre as duas instituições.

Após o encontro, Betânia Ramalho disse que o objetivo da visita foi para fazer uma análise do que a UERN pode colaborar com a Educação básica do Estado, e como a Educação Básica do Estado, a sua política, pode também interagir com uma universidade que forma professores, e que tem projeção enorme na vida educacional do Rio Grande do Norte.

Segundo a titular da SEEC, dessa reunião saiu uma pauta para projetos futuros: “Por exemplo na parte da formação dos professores, no mestrado profissional na área de ensino, que está sendo discutido para os professores da rede pública, e além disso, discutindo como estado pode colaborar com os projetos da própria UERN”.

De acordo com Betânia Ramalho, a UERN tem uma capilaridade enorme em Natal e no interior. “Então isso está sendo pensado para que a gente possa não só pensar a educação básica, mas que os nossos alunos possam reconhecer que a UERN é o caminho”.

A Secretária da Educação lembra que esta é uma reunião para que sejam identificadas as necessidades mútuas das duas instituições, para projetar intervenções. Disse também, que a UERN pode ter uma colaboração efetiva por meio da 12ª Regional de Educação (DIRED), nas jornadas pedagógicas e ajudar nas dificuldades de implementar a política.

Para Betânia Ramalho o ensino médio hoje está muito focado para preparar alguém para a universidade, para o ensino superior. “Mas nós temos que implementar o ensino com uma formação técnica, por meio dos Pronatecs (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego), como também por meio da Educação de Jovens e Adultos”. Ela explicou que há uma demanda muito elevada de jovens e adultos que não estão concluindo o ensino médio e a educação básica, então gerou um quantitativo fora do sistema e, portanto, inconclusos.

“Na hora em que o jovem não conclui a educação básica, ele fica com uma limitação enorme. O certificado da educação básica é praticamente o passaporte para alguém buscar um emprego, buscar uma oportunidade do mercado de trabalho. E ainda, que hoje a exigência é ter concluído o ensino médio. Mas nós temos ainda um número muito elevado da população que precisa ter condição de concluir”.

E finalizou dizendo acreditar que a UERN, com os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas ode dar uma contribuição maior.

VISITA – O reitor Pedro Fernandes destacou a importância para a Universidade de continuar trabalhando em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC). E destacou a participação da Secretaria Betânia Ramalho, juntamente com a Chefe de Gabinete, Iraguacy Araujo Almeida de Souza, na reunião desta quinta-feira(28), na Reitoria, oportunidade em que foram tratados assuntos que dizem respeito a Educação Básica e a Educação Superior oferecida pelo estado do Rio Grande do Norte.

E comentou a necessidade de uma formação continuada e com a interlocução e integração entre esses agentes: “Aquele que toma conta da educação básica e aquele que toma conta do ensino superior, para que, desta forma, possamos ter a convicção de que conversando, dialogando, vamos conseguir encontrar os meios necessários para que os nossos cidadãos potiguares consigam ter uma rede pública de qualidade, e que através dela, possam se formar”, finalizou.