...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitor Pedro Fernandes defende pacto pela Inovação no Rio Grande do Norte

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto foi um dos palestrantes da mesa-redonda que discutiu nesta quinta-feira (2) a temática “Inovação e Desenvolvimento”, durante a programação do 12º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (CONGESP). A mesa-redonda contou com a participação de Jorge Falcão, pró-reitor de Pesquisa da UFRN, e de Wagner Siqueira, do Conselho Federal de Administração (CFA).

Em sua fala, Pedro Fernandes apresentou o Mapa Estratégico da UERN e conclamou a criação de um Pacto pela Inovação do Rio Grande do Norte. O pacto tem como objetivo criar um ecossistema de inovação competitiva para o desenvolvimento do RN, alinhado aos programas, projetos e planos de desenvolvimento do Estado.

O quadro que mostra a coalizão de forças para o desenvolvimento do RN, coloca o Estado, representado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), no centro de um sistema que engloba universidades, institutos de pesquisa, iniciativa privada, federações, terceiro Setor e esferas governamentais.

Pedro Fernandes defendeu também a criação de uma Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o que traria mais protagonismo para as ações nesta importante área. A fala do reitor foi destacada pelo professor Jorge Falcão, da UFRN, que mencionou a atuação do Fórum de Reitores das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte.

O reitor Pedro Fernandes destacou ainda a necessidade de discutir o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. “É um conjunto de leis que visam estimular o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica, tecnológica e a Inovação”, afirmou Pedro Fernandes, sendo aplaudido pelo público.

A mesa-redonda foi finalizada com a palestra do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support