Reitor Milton Marques, ao lado de Pedro Fernandes, entrega documento ao presidente da Câmara dos Deputados

O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), prof. Milton Marques de Medeiros, ao lado do Reitor eleito, prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, entregou na manhã de hoje (12) ao presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves o Ofício 055/2013, que trata das perspectivas de financiamento federal para as universidades estaduais e municipais.

O objetivo é incluir as universidades estaduais e municipais no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) ou criar um programa semelhante para as estaduais e municipais.

O Reitor Milton Marques de Medeiros pretende levar essa pauta para a próxima reunião da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). “Queremos uma solução para que tenhamos tratamento igualitário em relação as federais que têm o REUNI. As particulares ainda contam com o PROUNI e as estaduais e municipais não têm esse apoio. Além do financiamento também queremos a exclusão da exigência da contrapartida quando recebemos recursos federais. Queremos um tratamento semelhante”, explicou.

Ao receber o documento, Henrique Alves afirmou que tratará do assunto na próxima semana quando o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, virá a Natal ministrar uma palestra. “Vou aproveitar a presença do ministro para tratar do assunto. Não é preciso apresentar um projeto de lei no legislativo ou um ato do executivo”, acrescentou.

O Reitor eleito, Pedro Fernandes, afirmou ter ficado satisfeito com a possibilidade. “O REUNI faz a diferença em favor das universidades federais. Um programa como esse seria muito importante para captar recursos para a UERN”, destacou.