Reitor faz discurso de abertura de Seminário Novas Liberdades

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes Ribeiro Neto, fez a palestra de abertura do Seminário Novas Liberdades, organizado pela Prefeitura de Mossoró.

Ele destacou a participação e o envolvimento da UERN com a cultura mossoroense. “A nossa universidade está envolvida com a cultura de Mossoró. Temos o nosso curso de Música, o Conservatório de Música e a nossa PROEX, que tem os grupos de teatro e de dança”, declarou.

Para Pedro Fernandes, o papel de uma instituição de ensino superior vai além da formação de alunos, “Temos provocado o envolvimento da Universidade com a sociedade. Do que adianta entregar um diploma a uma pessoa que não conhece a sua cidade”, frisou.

Outra atividade da UERN relacionada a cultura mencionada pelo reitor foi o Festival de Teatro, que este ano homenageia Ariano Suassuna. “Temos diversas ações em parceria com a nossa cidade, mas nenhuma delas representa tanto como o FESTUERN, que se iniciou nas mãos e na visão do professor que é o secretário adjunto da Cultura, Felipe Caetano. E vejam a coincidência, o FESTUERN este ano está homenageando Ariano Suassuna e a homenagem foi feita bem antes da morte do escritor”, frisou.

Ele afirmou que o FESTUERN vai além dos limites de Mossoró. “Contamos com mais de 30 escolas de todo o estado e convidamos todos a vir em outubro a esse teatro para ver jovens cantando, encenando e descobrirem talentos que nem eles imaginavam que tinham”, destacou.

O reitor ainda abordou o trabalho da Diretoria de Inclusão da UERN (DAIN), que atende pessoas com necessidades especiais. “Hoje já temos alunos oriundos de cursos de graduação com necessidades especiais que já estão fazendo mestrado”, concluiu.