...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitor discute com instituições de ensino da cidade qual a melhor forma de acesso do aluno à UERN

O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, deu início, na manhã desta quarta-feira (12), a uma série de reuniões que terá com representantes de escola públicas e privadas da cidade para ouvir sugestões sobre a melhor forma de acesso na instituição que dirige já a partir do próximo concurso vestibular do final de ano. Dentre as primeiras sugestões apresentadas no encontro, se encontram a da adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma gradual e de forma parcial, junto com o Processo Seletivo Vocacionado (PSV).

No primeiro contato mantido com os dirigentes e representantes de instituições de ensino, na Sala dos Conselhos, da Reitoria, o Reitor Pedro Fernandes ouviu e debateu algumas propostas que voltarão a ser ponto de pauta para o próximo encontro, ainda com data indefinida. Dentre as propostas apresentadas, a da adesão ao ENEM, de forma gradual e de forma parcial, junto com o PSV, voltará a ser discutida. A reunião inicial contou com a participação da COMPERVE representada pela assessora Emanuella Veras, do Colégio Diocesano Santa Luzia, Colégio Pequeno Príncipe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), da UERN.

A representante da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), sediada em Mossoró, Edcleide Alves, disse que a reunião foi para discutir como vai ser encaminhado o processo para a próxima seleção da Universidade, se será via ENEM ou PSV. Uma das propostas seria no final do ano, o ENEM e no início do ano seguinte, o PSV.

Já o professor José Avelino de Souza Filho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), disse que as discussões no primeiro encontro giraram em torno da manutenção do PSV, com o acesso também dos alunos através do processo do ENEM. Segundo ele, algumas propostas foram encaminhadas e que serão amadurecidas nos próximos encontros. “Somente numa próxima reunião poderemos ter uma ideia se a UERN manterá o PSV, vir aderir ao ENEM ou a adoção dos dois processos”, informa.

Os dois processos a que o professor José Avelino se refere é o ingresso do aluno via ENEM este ano, com a UERN oferecendo 80% de suas vagas, ficando 20%, das vagas para o PSV. Os cursos da área de Saúde (Odontologia, Enfermagem e Medicina) e de Direito permaneceriam com o PSV. Os demais cursos através do ENEM.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support