Reitor discute com instituições de ensino da cidade qual a melhor forma de acesso do aluno à UERN

O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, deu início, na manhã desta quarta-feira (12), a uma série de reuniões que terá com representantes de escola públicas e privadas da cidade para ouvir sugestões sobre a melhor forma de acesso na instituição que dirige já a partir do próximo concurso vestibular do final de ano. Dentre as primeiras sugestões apresentadas no encontro, se encontram a da adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma gradual e de forma parcial, junto com o Processo Seletivo Vocacionado (PSV).

No primeiro contato mantido com os dirigentes e representantes de instituições de ensino, na Sala dos Conselhos, da Reitoria, o Reitor Pedro Fernandes ouviu e debateu algumas propostas que voltarão a ser ponto de pauta para o próximo encontro, ainda com data indefinida. Dentre as propostas apresentadas, a da adesão ao ENEM, de forma gradual e de forma parcial, junto com o PSV, voltará a ser discutida. A reunião inicial contou com a participação da COMPERVE representada pela assessora Emanuella Veras, do Colégio Diocesano Santa Luzia, Colégio Pequeno Príncipe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), da UERN.

A representante da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), sediada em Mossoró, Edcleide Alves, disse que a reunião foi para discutir como vai ser encaminhado o processo para a próxima seleção da Universidade, se será via ENEM ou PSV. Uma das propostas seria no final do ano, o ENEM e no início do ano seguinte, o PSV.

Já o professor José Avelino de Souza Filho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), disse que as discussões no primeiro encontro giraram em torno da manutenção do PSV, com o acesso também dos alunos através do processo do ENEM. Segundo ele, algumas propostas foram encaminhadas e que serão amadurecidas nos próximos encontros. “Somente numa próxima reunião poderemos ter uma ideia se a UERN manterá o PSV, vir aderir ao ENEM ou a adoção dos dois processos”, informa.

Os dois processos a que o professor José Avelino se refere é o ingresso do aluno via ENEM este ano, com a UERN oferecendo 80% de suas vagas, ficando 20%, das vagas para o PSV. Os cursos da área de Saúde (Odontologia, Enfermagem e Medicina) e de Direito permaneceriam com o PSV. Os demais cursos através do ENEM.