Reitor debate com estudantes que ocupam Campus de Assú

O reitor Pedro Fernandes se reuniu, nesta quarta-feira, 16, durante mais de três horas, com estudantes que estão ocupando o Campus Avançado Walter de Sá Leitão, em Assú. Antes do debate, Pedro Fernandes entregou a um dos líderes do movimento “Ocupa UERN”, o documento com as respostas à pauta de reivindicação encaminhada pelos alunos.

Acompanhado do vice-reitor Aldo Gondim e do diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas, Erison Natércio, o reitor falou dos avanços da UERN, destacando o Campus Avançado de Assú, o mais antigo da Instituição, e pontuou todas as reivindicações do movimento, com ênfase no restaurante e residências universitárias, concurso público, pagamento de bolsas estudantis e situação dos trabalhadores terceirizados dos serviços de vigilância.

A mão-de-obra dos serviços de vigilância do Campus Avançado é fornecida pela empresa Flash Segurança contratada pela UERN, por meio de processo licitatório em cumprimento a uma decisão judicial que determinou a terceirização dos serviços de apoio na Instituição.

O reitor determinou à sua assessoria que fosse agendada uma reunião entre a equipe de gestão e a empresa, com acompanhamento de uma representação dos estudantes para esta quinta-feira, 17, o que já foi confirmado. A proposta de privatização da UERN também foi um dos itens amplamente discutido. Pedro Fernandes reiterou sua posição que é absolutamente contra qualquer tentativa neste sentido.

“Apesar de não ter a competência legal para responder essa questão, reitero que o Governador do Estado se manifestou em suas redes sociais totalmente contrário a essa opinião”, completou.

O reitor também se manifestou contrário à PEC 55, que limita os gastos públicos e Medida Provisória -MP 746 ( reforma do ensino medio), entendendo que a medida traz sérios prejuízos. “Sou contra também pela rapidez com que esse assunto se firmou. A PEC e a MP mereciam uma discussão mais aprofundada”, considera. Com a ocupação, não está havendo aula e as outras atividades acadêmicas e administrativas estão interrompidas, há quase uma semana.

Os estudantes vão analisar as respostas da Reitoria em plenário e em seguida encaminharão o resultado ao gabinete da Reitoria da UERN. O debate com os alunos e os dirigentes da UERN contou com a participação da vice-diretora do Campus, Francileide Almeida, e outros professores.