Reitor da UERN recebe cartilha do CORECON com receitas sobre o uso do seu dinheiro

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes Ribeiro Neto, recebeu na manhã desta quarta-feira, (11), o presidente em exercício do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (CORECON), professor Leovigildo Cavalcanti de A. Neto, oportunidade em que recebeu uma cartilha com dicas econômicas.

As 150 cartilhas iniciais serão distribuídas entre os funcionários do Campus Central, inicialmente, e em seguida, em visitas que o CORECON fizer aos outros campus avançados e se houver solicitação dos diretores, em palestras agendadas no que diz respeito a utilização da cartilha.

Segundo o presidente em exercício do CORECON e chefe do Departamento de Economia no Campus Central , professor Leovigildo Cavalcanti, esta parceria que está sendo celebrada hoje com a UERN é para a divulgação de uma cartilha econômica, contendo informações básicas a respeito de finanças domésticas. “A cartilha servirá para saber como controlar os seus gastos, como buscar, investir, se precaver em relação a contração de dívidas verificando taxas de juros, prazos de pagamentos, bem como alguns emolumentos que são atrelados a questão da contração de empréstimos”, disse.

De acordo com o dirigente do CORECON, a cartilha mostra alguns cuidados que as pessoas devem ter em relação à economia doméstica, desde o planejamento de contas de água, luz, IPTU, para que tudo isso caiba dentro do orçamento, vislumbrando especificamente a sua renda. Leovigildo Cavalcanti informa que, inicialmente, a UERN está recebendo 150 volumes e, posteriormente, serão disponibilizados mais exemplares durante a Semana do Economista, que acontecerá no período de 31 de agosto a 06 de setembro.

Com a divulgação da cartilha Dicas Econômicas – dinheiro: sabendo usar não vai faltar, será feito um trabalho em Mossoró, onde alunos e professores instalarão uma tenda na Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como “Praça do Pax”, para tirar dúvidas sobre economia doméstica como também acontecerá a distribuição da cartilha para a população.

Leovigildo Cavalcanti disse ainda que, com a distribuição da cartilha sobre dicas econômicas, o Conselho de Economia visa uma parceria com a Universidade e uma ação comunitária para levar mais informações sobre temas econômicos e financeiros à população. A cartilha terá circulação anual, sendo reeditada pelo conselho. “Ela é reeditada para se adequar a uma determinada situação, a qual a economia esteja vivendo”, lembra.

A tiragem da cartilha é de 10 mil exemplares, com a sua distribuição já tendo acontecido em Natal, junto a algumas comarcas, bem como no Procon e no Juizado de Pequenas Causas.

O reitor Pedro Fernandes, ao receber os primeiros volumes da Cartilha sobre Dicas Econômicas do Presidente em exercício do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (CORECON), professor Leovigildo Cavalcanti, destacou a sua importância para o momento atual, onde estão sendo registrados aumentos nas taxas de vários serviços. Pedro Fernandes lembra que é interessante que saibamos como usar o nosso dinheiro para que ele não falte, ou seja, aquilo que a gente recebe, como os nossos salários, seja o suficiente para que a gente consiga chegar até o final do mês. Ele argumenta que quer muito que isso chegue ao nosso alunado. “O aluno, este que muito em breve será um futuro profissional, terá a sua família ou já tem sua família e é importante que eles saibam disto”, finalizou.