Reitor da UERN participa de mobilização para derrubada de veto à lei de contrapartidas das universidades

O Reitor Pedro Fernandes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), participa nesta quarta-feira, 19, em Brasília, da reunião da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O ponto principal da pauta é a derrubada do veto à emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, que reduz o percentual da contrapartida financeira das Universidades Estaduais e Municipais ao receberem transferências voluntárias da União para até 1% do total.

Os dirigentes universitários querem que o Congresso Nacional derrube o veto da presidente Dilma Rousseff na votação que deverá ocorrer dia 18 de março.

Logo depois da reunião que será realizada no começo da tarde, os reitores serão recebidos em audiência pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, a quem vão ratificar as queixas de que a contrapartida das instituições entre 10% e 20%, ao receberem recursos federais inviabiliza a utilização completa dos recursos destinados.

“Esse veto precisa ser derrubado pelo Congresso Nacional e por isso cada universidade vai mobilizar a bancada de seu Estado”, ressalta o Reitor Pedro Fernandes, que permanecerá em Brasília até sexta-feira.

O Reitor terá audiências nos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; das Comunicações, Previdência Social; Educação e Saúde. Ele foi acompanhado do Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Wogelsanger Oliveira Pereira.