Reitor atende a reivindicações de estudantes

Na manhã desta segunda-feira, o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes Ribeiro Neto, recebeu uma comissão de alunos para anunciar o atendimento de uma pauta de reivindicações apresentada na semana passada.

Os estudantes apresentaram três solicitações: 1) auxílio alimentação para 500 alunos; 2) participação na nona bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE); 3) ajuda de custo para financiar o Congresso dos Estudantes da UERN (CONEUERN).

Em resposta, após estudo técnico da equipe econômica da UERN, o reitor deu a seguinte informação: 1) dos 500 alunos 200 serão atendidos pelo Programa de Assistência ao Estudante (PAE) e 300 com o auxílio alimentação; 2) a participação na nona bienal garantida sem nenhum custo para os estudantes; 3) o CONUERN está garantido financiado por meio dos contratos já existentes.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Lidiane Samara elogiou a postura da reitoria nas negociações ao anunciar que acataria as propostas. “Queria agradecer aos estudantes que fizeram parte desse diálogo. Agradecemos ao reitor pelo compromisso do reitor com a maior classe da universidade que são os estudantes. Vamos construir isso juntos porque é muito trabalho pela frente”, frisou.

O reitor Pedro Fernandes enalteceu a maturidade dos dirigentes do DCE e a capacidade de diálogo de ambas as partes.  “O maior significado desse momento a gente tira que o diálogo vale a pena e é o maior condutor para que a gente chegue a soluções tão rápidas. O resultado dessa conversa não foi de última hora vem sendo feito a mais tempo e o DCE agiu com muita maturidade desocupando a reitoria e acatou as nossas propostas. Vale a pena insistir numa relação de respeito e atenção”, frisou.