REITOR APONTA A CIÊNCIA E A INTERNACIONALIZAÇÃO COMO OS PASSOS DO MOMENTO

Ao saldar congressistas e participantes do VII Salão de Iniciação Científica (VII SIC-UERN), na segunda-feira (17), no auditório da Faculdade de Ciência da Saúde (FACS), o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Milton Marques de Medeiros, apontou a “Ciência e a Internacionalização como os grandes passos do momento, e que precisamos abraçá-los e fazer com que este capítulo aconteça”.

Na oportunidade, o Reitor da UERN anunciou para breve a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica e que será um novo impulso para a estrutura que a Universidade já conta hoje neste setor. Segundo ele, a ampliação desta estrutura torna-se um sentimento de convite, para que os jovens cada vez mais se integrem , por meio da pesquisa, no caminho da inovação, possibilitando tornar a Universidade cada vez mais independente, e menos dependente. “E o caminho é esse, através da ciência e logo a seguir, outros virão, cada vez maior e melhor”, garantiu Milton Marques.

Milton Marques também lembrou dos investimentos alocados em capacitação, que apontam para a Universidade está no caminho certo. Segundo ele, “hoje recebemos recursos do Estado, entretanto, estamos convencidos de que ano a ano a parcela de recursos extra-cofres do Estado tem aumentado, por capacidade da própria Universidade.”, disse. E destacou a participação dos pesquisadores, dos grupos de pesquisa e dos próprios doutores e mestres da instituição. E citou a existência de mais de 140 novos professores fazendo doutorado fora, e que eles devem estar retornando nesses próximos anos a Universidade, o que vai tornar cada vez mais a instituição própria e firme nesse propósito.

CIÊNCIA – A primeira conferência do encontro abordou o tema “Ciência e Internacionalização: os desafios da Iniciação Científica e do Ensino de Graduação”, proferida pelo professor Doutor André Luiz Marenco dos Santos, docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O encontro é uma promoção da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), e será concluída nesta terça-feira, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte. E conta com 170 projetos das áreas de: Ciências da Vida, Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. O coordenador do PIBIC/UERN, professor Iron Dantas destaca que toda a comunidade está convidada a conhecer o resultado das pesquisas desenvolvidas pela UERN.