REITOR ANUNCIOU VENCEDORES DA XII EDIÇÃO DO PRÊMIO UERN DE JORNALISMO

Em almoço com a imprensa, realizado na tarde de hoje, 20, no Hotel VillaOeste, o magnífico reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques de Medeiros divulgou os nomes dos ganhadores das categorias da XII Edição do Prêmio UERN de Jornalismo Jornalista José Martins de Vasconcelos.
Durante o encontro, o reitor reforçou a importância do prêmio de jornalismo. "Entendemos que a UERN tem essa missão e devemos estar presentes na sociedade, trazendo a nossa contribuição. O prêmio é uma maneira de agraciar o esforço de pessoas que se dedicam a um tema, a uma pesquisa", disse.
Ele também salientou que o mais importante é que o momento – além de reconhecer o trabalho desenvolvido pela imprensa local – serve como um congraçamento entre a Universidade e a imprensa. "Temos uma atenção especial aos órgãos de imprensa local e de todo o Estado, pela honestidade, pela maneira como trabalha. Queremos deixar expressa a nossa gratidão pelo trabalho de todos em prol da UERN", enfatizou.
Para o diretor da Agência de Comunicação Universitária (AGECOM), jornalista Neto Queiroz, o encontro com a imprensa tem sido importante. "Para mim, este ano é especial porque estou completando dez anos à frente da Agecom. Tenho um sentimento de alegria por ter coordenado e ter recebido ajuda de pessoas que nos apoiaram. Modernizamos o Informativo UERN… Hoje temos um informativo estruturado. Também me orgulho pelo Portal, que atualizamos diariamente e a Revista UERN, em sua 6ª edição. Além do fortalecimento do Prêmio UERN de Jornalismo, que este ano teve 29 participantes. Tivemos inscrições até em Natal. Em nome da equipe, sou grato por tudo", frisou Neto Queiroz.
Segundo o diretor, este ano o prêmio teve características diferenciadas: duas novas categorias – Jornalismo On Line e Estudante de Comunicação Social – dentro do prêmio.
A comissão julgadora foi composta pelos professores Kildare Gomes (Departamento de Comunicação Social), Paulo Silva (professor do Dep. de Educação), Leontino Filho (professor e diretor da FALA), Iron Macedo (Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação), advogado Humberto Fernandes (Presidente da OAB), jornalista Valéria Bulcão (Rádio Rural) e a professora Márcia Pinto, do Departamento de Comunicação Social, que coordenou os trabalhos.

TRABALHOS E CATEGORIAS – Nesta edição foram inscritos 29 trabalhos. Estudante de Comunicação Social, 6; Televisão, 1; Jornal, 9; Fotografia, 8; Jornalismo On Line, 2 e Rádio, 4. Dessas categorias, duas não tiveram ganhadores: Jornalismo On Line e Rádio.

GANHADORES – Na categoria Jornal o prêmio ficou com a reportagem "Conservatório de Música, uma escola de talentos", publicada no Jornal Correio da Tarde, de autoria da poetisa Symara Tâmara. Na categoria Fotografia, o prêmio ficou com a foto de Raul Pereira, com o título "Superando a violência e vencendo na vida", foto também publicada no jornal Correio da Tarde. Carlos Adams, da TCM, foi o vencedor na categoria Televisão, com a reportagem especial UERN Comunidade.
A categoria criada nesta edição, Estudante de Comunicação Social, teve como ganhadora a aluna do 7º Período do Curso de Comunicação Social da UERN, Leilane Andrade, que publicou uma reportagem no Jornal O Mossoroense, com o título "Dengue: Pesquisadores querem saber onde estão os focos do mosquito na cidade".
A aluna Leilane Andrade confessou a felicidade. "No início eu tive vontade de participar, mas quando o pessoal do jornal me perguntou se eu havia feito alguma matéria especial, então eu recuei. Depois, um amigo meu ficou insistindo, insistindo, até que, em cima da hora, no último dia, eu me inscrevi", disse, sorrindo, a estudante, que não escondia a alegria por ter sido a primeira a ganhar na nova categoria.
Também emocionada, a ganhadora da categoria onde o número de trabalhos inscritos foi maior – Jornal – Symara Tâmara disse não esperar. "Fiz, mas não esperava ganhar, até porque haviam muitos trabalhos inscritos e só do jornal onde trabalho eram quatro", comentou.

PREMIAÇÃO – A premiação em dinheiro é de R$ 2.000,00 nas categorias mídia-impressa texto e televisão. Nas categorias fotografia e Estudante de Comunicação Social, o valor é de, respectivamente, R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00.
As categorias Jornalismo On Line e Rádio não tiveram ganhadores.

Mais informações:

Mário Gerson