REITOR ABRE PRIMEIRA EDIÇÃO DO SENACEM

O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques de Medeiros, abriu ontem o 1° Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM) que transcorre no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), mas é organizado pela UERN.

Antes de abrir o evento, Milton Marques de Medeiros prestou homenagem a Carlos Magno, professor do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), assassinado no final de semana.

Ao discursar sobre o evento em si, o Reitor destacou a importância de encontros como o SENACEM, que está ocorrendo em várias cidades brasileiras e Mossoró é a primeira cidade do Nordeste a sediar o evento. “Durante muitos anos existiu um divórcio entre o ensino médio e o ensino superior. O que era um erro. Agora temos uma nova lógica que é a da integração entre ensino médio e superior”, avaliou.

Durante a abertura do evento, estiveram presentes também representantes da UFERSA, IFRN, Secretários de Educação do Estado e Município, além de professores e estudantes.

O ponto alto do encontro foi a palestra da professora da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP), Nora Krawczyk, que fez uma palestra sobre os problemas que o ensino médio brasileiro enfrentou ao longo da história e as soluções. “Temos que recuperar o caráter cultural do ensino médio além de definir o que é relevante ser ensinado nessa fase da vida acadêmica”, declarou.Com o tema “História, Mobilização e Perspectivas”, o 1° SENACEM prossegue até o dia 25 de novembro com palestras e minucursos. Foram inscritos mais de 600 participantes.