Reitor abre a Semana de Economia lembrando pioneirismo

Lembrando que Economia havia sido o curso pioneiro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Reitor Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, abriu oficialmente a III Semana de Economia, que teve início ontem pela manhã com apresentação de palestras e trabalhos e seguiu a noite com as palestras “Panorama Macroeconômico Atual”, proferida pelo Prof. Dr. Adolfo Sachsida, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e “Distribuição de renda e avaliação de políticas redistributivas”, pelo Prof. Dr. Erik Alencar Figueiredo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Reitor da UERN também parabenizou os alunos de economia pela organização daquele evento e lembrou que todos já demonstravam para a concorrência que estavam em condições de concorrerem às vagas de trabalho que surgissem no mercado e ressaltou que o Rio Grande do Norte produz 95 por cento do sal do Brasil e que todos teriam o desafio de começar a pensar como agregar valor a esse sal.

Pedro Fernandes disse em sua fala que aquele era o momento de mostrar na prática tudo que haviam aprendido na teoria e nas aulas práticas, ressaltando com isso, a inauguração do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó, onde os alunos estudam a maior parte do tempo em laboratórios e clínicas, com aulas práticas. Ele incentivou os alunos a aproveitarem aquele momento e os convidou a discutir os temas ali dissertados, a debater os conhecimentos transmitidos e lembrou a todos que deveriam perguntar e tirar todas as dúvidas que por acaso surgissem.

O auditório da Faculdade de Filosofia e Ciência Sociais (FAFIC), estava completamente lotado e exigiu dos organizadores do evento a colocação de um telão no pátio externo, onde alguns inscritos puderam assistir as palestras. Os trabalhos da III Semana de Economia se estenderão até o dia 1º de agosto, encerrando-se com a realização de vários minicursos no turno noturno.

Importância – O Prof. Dr. Leovigildo Cavalcanti, chefe do Departamento de Economia, disse que a realização de um evento desse é muito importante para o curso, tendo em vista que são discutidos muitos conhecimentos nas palestras e nos minicursos, proporcionando a globalização desses conhecimentos para os alunos e a apresentação de novas teorias que são discutidas internacionalmente, tendo em vista que a economia não é estática e para exemplificar ele citou a primeira palestra do noite que era com o Prof. Dr. Adolfo Sachsida, do IPEA, sobre o “Panorama Macroeconômico Atual”.

Foto: Ivanaldo Xavier