...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reformas educacionais são tema de abertura do VII Senacem e do V Enacei

Tratando do tema “Reformas educacionais, crise e o futuro do trabalho”, a conferência de abertura do VII Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM) e do V Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública (ENACEI), realizada na noite de ontem, 09, marcou o início das atividades dos eventos simultâneos, que se estendem até sexta-feira, 11.

Proferida pelo professor Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mediação da professora Emanuela Monteiro, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a conferência foi realizada no Auditório da Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

O Grupo de Choro do Núcleo de Arte e Cultura da Ufersa recepcionou o público com uma apresentação musical. Em seguida, foi a vez do reitor em exercício da Uern, professor Chico Dantas, dar as boas-vindas aos participantes.

“Os dois eventos são de uma importância gigante pra Universidade, para o RN, pra o nosso Brasil porque ele tem um objetivo muito bonito, muito necessário, o objetivo de pensar e discutir as práticas de ensino, de traçar caminhos para definição de políticas e também buscar caminhos para a revisão de currículos, sempre no sentido de fortalecer o ensino-aprendizagem num período tão necessário, que é um período pós-pandêmico”, comentou.

Para a professora Meyre Ester Barbosa de Oliveira, coordenadora do Fórum de Diretoras e Diretores da Uern, o Senacem, “desde o início, se apresenta como um evento de grande porte, que com a marca da ousadia de seu proponente, soube capitanear e agregar diferentes instituições e pessoas para juntos pensar, debater sobre a escola, sempre dando visibilidade ao que tem sido produzido no chão da escola com seus atores”.

Professor Roberto Leher, da UFRJ

Sendo o anfitrião da noite, o pró-reitor de Extensão da Ufersa, professor Paulo Gustavo, se disse “feliz por participar de um momento como esse, para trocar experiências, adquirir mais conhecimento. Um evento dessa magnitude é sempre louvável”.

Em sua apresentação, o conferencista contextualizou sobre o panorama social, educacional e político que se apresenta no Brasil e no mundo, o negacionismo, as fake News, o autoritarismo e os desafios que se apresentam na questão da educação.

“Talvez todos nós estejamos olhando para nossas escolas e universidades, para nossas salas de aula, para nossas interações com nossos estudantes, todos estamos, de certa forma, fazendo interpelações nas escolas e universidades com uma certa perplexidade”, iniciou sua fala o professor Roberto Leher.

Clique AQUI para assistir ao evento transmitido pelo canal Uern Oficial do YouTube.

Senacem e Enacei

A temática geral deste ano é “Prática docente, políticas, currículo: para retomar o foco na qualidade”. O objetivo dos eventos, voltados a toda a comunidade acadêmica da área da educação, é discutir as possibilidades, apropriações e implicações da base nacional para uma educação de qualidade.

A programação de hoje, 10, segue com atividades que contemplam mesas-redondas, círculo formativo, minicursos, feira de adoção, lançamento de livros e conferência. Amanhã a programação é semelhante.

No site oficial é possível saber mais sobre o Senacem e o Enacei.

Os eventos são organizados pela Uern, Faculdade de Educação (Fe/Uern), Programa de Pós-graduação em Ensino (Posensino) e Grupo de Estudo Contexto e Educação (Contexto – CNPq/FE), com apoio da Ufersa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), CNPQ/CAPES, Pet Pedagogia, Programa de Pós-graduação em Educação (Poseduc) e Publique Coletivo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support