Reformas educacionais são tema de abertura do VII Senacem e do V Enacei

Tratando do tema “Reformas educacionais, crise e o futuro do trabalho”, a conferência de abertura do VII Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM) e do V Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública (ENACEI), realizada na noite de ontem, 09, marcou o início das atividades dos eventos simultâneos, que se estendem até sexta-feira, 11.

Proferida pelo professor Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mediação da professora Emanuela Monteiro, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a conferência foi realizada no Auditório da Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

O Grupo de Choro do Núcleo de Arte e Cultura da Ufersa recepcionou o público com uma apresentação musical. Em seguida, foi a vez do reitor em exercício da Uern, professor Chico Dantas, dar as boas-vindas aos participantes.

“Os dois eventos são de uma importância gigante pra Universidade, para o RN, pra o nosso Brasil porque ele tem um objetivo muito bonito, muito necessário, o objetivo de pensar e discutir as práticas de ensino, de traçar caminhos para definição de políticas e também buscar caminhos para a revisão de currículos, sempre no sentido de fortalecer o ensino-aprendizagem num período tão necessário, que é um período pós-pandêmico”, comentou.

Para a professora Meyre Ester Barbosa de Oliveira, coordenadora do Fórum de Diretoras e Diretores da Uern, o Senacem, “desde o início, se apresenta como um evento de grande porte, que com a marca da ousadia de seu proponente, soube capitanear e agregar diferentes instituições e pessoas para juntos pensar, debater sobre a escola, sempre dando visibilidade ao que tem sido produzido no chão da escola com seus atores”.

Professor Roberto Leher, da UFRJ

Sendo o anfitrião da noite, o pró-reitor de Extensão da Ufersa, professor Paulo Gustavo, se disse “feliz por participar de um momento como esse, para trocar experiências, adquirir mais conhecimento. Um evento dessa magnitude é sempre louvável”.

Em sua apresentação, o conferencista contextualizou sobre o panorama social, educacional e político que se apresenta no Brasil e no mundo, o negacionismo, as fake News, o autoritarismo e os desafios que se apresentam na questão da educação.

“Talvez todos nós estejamos olhando para nossas escolas e universidades, para nossas salas de aula, para nossas interações com nossos estudantes, todos estamos, de certa forma, fazendo interpelações nas escolas e universidades com uma certa perplexidade”, iniciou sua fala o professor Roberto Leher.

Clique AQUI para assistir ao evento transmitido pelo canal Uern Oficial do YouTube.

Senacem e Enacei

A temática geral deste ano é “Prática docente, políticas, currículo: para retomar o foco na qualidade”. O objetivo dos eventos, voltados a toda a comunidade acadêmica da área da educação, é discutir as possibilidades, apropriações e implicações da base nacional para uma educação de qualidade.

A programação de hoje, 10, segue com atividades que contemplam mesas-redondas, círculo formativo, minicursos, feira de adoção, lançamento de livros e conferência. Amanhã a programação é semelhante.

No site oficial é possível saber mais sobre o Senacem e o Enacei.

Os eventos são organizados pela Uern, Faculdade de Educação (Fe/Uern), Programa de Pós-graduação em Ensino (Posensino) e Grupo de Estudo Contexto e Educação (Contexto – CNPq/FE), com apoio da Ufersa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), CNPQ/CAPES, Pet Pedagogia, Programa de Pós-graduação em Educação (Poseduc) e Publique Coletivo.