Recursos captados por emendas são revertidos em melhorias na infraestrutura do Campus Central e campi avançados

A política de captação de recursos através de emendas estaduais e federais tem possibilitado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) investimentos em melhorias na infraestrutura de todos os campi. O serviço de urbanização e acessibilidade do Campus Central, a construção de blocos de faculdades e salas de aula são exemplos de obras viabilizadas por meio destas verbas.

Dentro dessa política, a UERN conseguiu no ano passado a indicação de uma Emenda Impositiva da bancada federal no valor de R$ 20 milhões.  Os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos, de acordo com a demanda apresentada pela Comissão Executiva formada pela gestão e representantes das Unidades Acadêmicas. Conforme projeto, do valor total da emenda, serão destinados R$ 12,5 milhões para o Campus Central e R$ 1,5 milhão para cada campus avançado.

Serão priorizados investimentos em infraestrutura e equipamentos sociais que beneficiem alunos, professores e técnicos, bem como a comunidade externa nos seis Campi da UERN, como salas de aula, laboratórios, reforma de auditórios, quadra de esporte, aquisição de equipamentos e micro-ônibus para as aulas de campo.

No Campus Avançado de Assú e no Campus Avançado de Patu o valor será utilizado para a construção de um bloco de salas de aula e uma área de convivência em cada unidade. O Campus de Patu receberá um micro-ônibus. Já o Campus de Caicó será beneficiado com a construção de um bloco de salas de aula, um auditório e um micro-ônibus. No Campus de Pau dos Ferros, a verba será destinada à construção de uma quadra de esportes, climatização e um micro-ônibus. E o Campus Avançado de Natal terá recursos para compra de mobiliário, de acordo com projeto arquitetônico desenvolvido pela assessoria de infraestrutura.

Em Mossoró, os recursos serão utilizados para a construção de um auditório e um anfiteatro para a realização de eventos acadêmicos e sociais como colação de grau, congressos, seminários, reuniões, entre outros, e de uma biblioteca no Campus Central. O projeto definiu ainda a construção de um Centro de Convivência, com espaço para as sedes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CA).

O projeto de uso do valor da emenda de bancada prevê a construção de banheiros e rede coletora, e de uma cerca e posto de vigilância no Campus Central, atendendo a um pleito da comunidade acadêmica. Também está prevista a reforma da Associação Cultural e Esportiva Universitária (ACEU), com adequações às normas de acessibilidade.

“São obras que atendem às principais demandas dos campi e do Campus Central, discutidas juntamente com os diretores dos campi e a comunidade acadêmica”, destaca o reitor Pedro Fernandes. De acordo com o assessor de Infraestrutura, Osmídio Dantas, com o projeto finalizado, o próximo passo é inserir no sistema Sincov e aguardar a análise do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para dar prosseguimento ao processo de liberação dos recursos oriundos da emenda.

Aparelhos de ar-condicionado são instalados em 100% das salas do Campus Central

Mais de 600 aparelhos de ar-condicionado foram instalados nas salas do Campus Central

Nos últimos anos, a UERN avançou em melhorias na infraestrutura. Um exemplo é a climatização das salas de aula. Hoje os blocos do Campus Central contam 100% das salas com aparelhos de ar-condicionado instalados.

O serviço de climatização das salas de aula e blocos das unidades acadêmicas segue para os campi avançados. O Campus de Assú também está com as salas totalmente climatizadas. E no Campus de Patu a equipe de obras trabalha para climatizar todos os blocos até abril.

Até o momento foram instalados 920 aparelhos de ar-condicionado, sendo 661 somente no Campus Central.

Para a viabilização da instalação dos aparelhos foi necessário todo um trabalho prévio na manutenção da rede elétrica para suportar a carga dos novos equipamentos. Foram trocados os transformadores e feita uma atualização elétrica. Além disso, é realizada uma manutenção periódica para garantir maior segurança aos alunos, professores e técnicos.

UERN realiza obras de infraestrutura no Campus Central e campi avançados
Atualmente, a Universidade tem 12 contratos vigentes para execução de serviços estruturantes.

No Campus Central, está sendo realizada a reforma do bloco de salas das Pró-Reitorias de Extensão (PROEX), de Ensino de Graduação (PROEG) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), além de reformas e melhorias em setores diversos na unidade.

As melhorias na infraestrutura também podem ser observadas na Faculdade de Direito (FAD). Na unidade, está sendo construído o Núcleo Prática Jurídica, no Campus Central. Ainda na FAD, foram realizados a reforma e acessibilidade nos banheiros, cujas obras já foram concluídas.

Os contratos vigentes asseguram ainda a construção do Centro de Pesquisas Multidisciplinares em Ciências Naturais (CPMCN), um prédio de 405 metros quadrados, envolvendo laboratórios e uma área comum, e a construção do Núcleo Tecnológico Engenharia de Softwares (NTES). Ambas as obras são viabilizadas com recursos advindos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

No Campus Avançado de Natal, está em andamento o serviço de construção da guarita e acessos à unidade. “A obra está em fase de finalização, estamos apenas aguardando uma questão orçamentária por parte da FAPERN para poder concluir”, explica o assessor Osmídio.