Recredenciamento da UERN é discutido no Conselho Estadual de Educação

O Vice-Reitor da UERN, Prof Aldo Gondim, a Pró-Reitora de Ensino, Profa. Inessa Linhares, e a Pró-Reitora Adjunta, Profa. Fátima Araujo, participaram nessa quarta, 16, de reunião no Conselho Estadual de Educação do RN (CEE/RN) para tratar de detalhes do processo de recredenciamento da UERN. Também estiveram presentes à reunião o Presidente do CEE/RN, Prof. Laércio Segundo de Oliveira, o Presidente da Câmara de Educação Superior, Pe. João Medeiros Filho, e o Conselheiro do CEE/RN, Prof. Adilson Gurgel de Castro.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a competência para avaliar as instituições de ensino superior dos sistemas estaduais é dos Conselhos Estaduais de Educação, ao passo que cabe ao Ministério da Educação a regulação das instituições federais e particulares de ensino superior.

O credenciamento consiste em ato administrativo legal pelo qual o poder público estadual, após manifestação favorável do Colegiado, declara a permissão e regularidade de funcionamento das Instituições de Educação Superior – IES universitárias ou não universitárias.

Segundo o Pe. João Medeiros, “o Conselho reconhece que a Universidade tem avançado muito nesses processos nos últimos três anos”.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação destaca a importância do processo de recredenciamento para a UERN e confia em um bom resultado, uma vez que “atendemos aos critérios de qualidade, tendo como referência a legislação federal e estadual, pois temos conceito igual a 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), 83% do corpo docente composto por mestres e doutores e 70% dos professores trabalhando em regime de tempo integral com Dedicação Exclusiva, portanto, em índices bem superiores ao 1/3 de professores com titulação e regime de trabalho integral, preconizados pela legislação. É importante lembrar, ainda, que todos os cursos de graduação ofertados pela UERN são reconhecidos e que desenvolvemos pesquisa e extensão universitária. Ademais, temos 20 programas de pós-graduação stricto sensu, abrangendo todas as áreas de conhecimento. Tais dados reforçam a qualidade da UERN, o que é comprovada pelo alto índice de empregabilidade dos nossos egressos”.

O atual ato de credenciamento está válido até o mês de dezembro de 2016 e abrange todos os Campi da Universidade.