RECITAL HARMONIA JOVEM FAZ APRESENTAÇÃO DIA 4 DE DEZEMBRO

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), através do Departamento de Artes da UERN, promove, no próximo dia 4/12, às 20h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, o IV Recital Harmonia Jovem. A entrada é franca, obedecendo ao limite do Teatro.

Uma atividade musical já consolidada, o Recital Harmonia Jovem tem como maior objetivo o fazer musical propiciando incentivo aos estudantes de música e a criação de novas platéias, agregando diversos valores, gostos e estilos musicais. É uma oportunidade a mais oferecida no que se refere à música e a cultura.

Segundo o professor Isac Rufino, coordenador geral do Recital, o fazer musical consiste em diversos fatores que vão muito além do entretenimento. “É arte, é cultura, é ciência, envolve disciplina, estudo, perseverança, auto-estima, desenvolvimento cognitivo, interação, apreciação, ouvir e ser ouvido, entre muitos outros fatores essenciais”, destaca.

O Recital Harmonia é um projeto que surgiu de uma idéia simples, que foi reunir alunos em uma apresentação, porém,  desde 2006, tem a aprovação do Departamento de Artes, da Pró-Reitoria de Extensão da UERN e pessoas que acreditam nas transformações que resultam do fazer artístico.

Estiveram no palco aproximadamente 50 pessoas em cada Recital. Este ano participarão mais de 200 pessoas, entre alunos e professores do curso de graduação em Música da UERN, do Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, Coral da UERN, Coral PETROBRAS, Coral Harmus e Coral dos alunos da Graduação em Música junto à Orquestra Harmonia Jovem, formada por alunos especificamente para o evento. Na segunda parte do Recital haverá um Coral com mais de 150 vozes junto à Orquestra.

A existência de uma Orquestra Sinfônica é muito relevante para qualquer cidade. Mossoró, através do Conservatório da UERN, atualmente conta com uma Camerata de Cordas (Violinos, violas e violoncelo) e outros grupos importantes como o Grupo de Flautas, Sopros, Big Band e Chorinho. Além desses há grupos de extensão do Departamento de Artes e outros espaços onde a música tem sido desenvolvida na cidade, a exemplo da própria Banda Municipal de Música.

“Isto nos faz crer que os primeiros passos para a criação de uma Orquestra Sinfônica, ou mesmo de Câmera, já foram dados. As instituições e entidades promotoras de cultura bem como o poder público farão a sua parte no momento certo”, analisa Isac Rufino.

“Este trabalho é resultado de um esforço coletivo de todos os professores de Música, alunos e muitos incentivadores que querem despertar nas pessoas a apreciação e o fazer musical com qualidade”, finaliza o coordenador.

O Recital Harmonia Jovem se constitui em um projeto de Extensão do Departamento de Artes da UERN, e conta com o apoio da PROEX.