RECITAL DE VIOLINO E FLAUTA OCORRERÁ NO DIA 11 DE AGOSTO

O Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire terá uma programação especial na próxima segunda, dia 11 de agosto. Será apresentado o Recital de Violino e Flauta, no auditório Dorian Jorge Freire, da Estação das Artes Elizeu Ventania, com os instrumentistas Mathild Filllat e Heriberto Porto. A realização é do Conservatório de Música, Departamento de Artes e Pró-reitoria de Extensão (PROEX), através do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN). O evento é aberto ao público.
O professor Isac Rufino, diretor pedagógico do Conservatório, destaca que esta é uma ótima oportunidade para divulgar e apreciar a música instrumental, especialmente o repertório para estes instrumentos. A violinista convidada, além do Recital, ministrará entre segunda e terça-feira próximas (11 e 12 de agosto) um Masterclass junto aos alunos de violino do Conservatório e da Graduação em Música. Esse Masterclass está inserido na etapa preparatória do FESTUERN, sendo um dos cursos oferecidos pelo Festival.
Durante o Recital Mathild Fillat fará uma apresentação em duo com seu pai o flautista Heriberto Porto, o qual é professor de flauta e percepção no curso de Música do Departamento de Artes da Faculdade de Letras e Artes da UERN.
“A vinda da violinista Mathild Fillat é de grande relevância, incentivo e capacitação aos alunos de violino em Mossoró. Nossa cidade carece de uma orquestra sinfônica e, incentivar o estudo de instrumentos de corda é mais que necessário e urgente”, destaca o professor Isac.
No Recital que será realizado segunda, às 19h, o duo com o flautista Herberto Porto é um momento rico musicalmente, pois trata-se de dois grandes intérpretes estudiosos de seus respectivos instrumentos. Heriberto é flautista com mestrado em Bruxelas, estudou jazz e improvisação na Bélgica onde gravou dois CDs. Tem um trabalho amplamente reconhecido e participa de importantes grupos como o “Marimbanda” de Fortaleza.

AGENDA:
RECITAL -DUO DE VIOLINO E FLAUTA

Violino: Mathilde Fillat. (França)
Flauta: Heriberto Porto (Brasil)
Obras de W. F. Bach, W. A Mozart, G. Tellemann e Waldir Azevedo
Data: 11 de Agosto (Segunda) às 19H
Local: Auditório Dorian Jorge Freire, Estação das Artes Elizeu Ventania

PROGRAMAÇÃO – MASTERCLASS

11 de Agosto (Segunda) 14h às 17h

12 de Agosto (Terça) 8h30 às 10h30

LOCAL: CONSERVATÓRIO DE MÚSICA D’ALVA STELLA -SALA 1

O curso abordará os seguintes assuntos:
– Técnica de Arco: A alma do violino
– Escalas, arpejos, estudos, mudanças de posições- O que estudar- como estudar.
– Interpretação na música clássica e barrôca.

Público alvo: alunos a partir de seis meses de estudo. Os iniciantes poderão participar como ouvintes. (Cada participante deverá levar o seu instrumento).

Inscrições – Na secretaria do Conservatório

SOBRE A VIOLINISTA – Mathilde Fillat nasceu na França, tem 20 anos e é filha do flautista cearense Heriberto Porto. Iniciou seus estudos de violino com apenas quatro anos de idade, tendo concluído, em 2006, sua formação clássica no Conservatório de Romans Sur Isére, onde obteve os diplomas de Prática de Orquestra, de Prática de Conjunto Barroco e Medalha de Ouro em Violino. Atualmente se aperfeiçoa no Conservatório Nacional de Lion, França.
Como solista apresentou-se com a Orchestre des Pays de La Drôme, da qual foi violinista da primeira instante.
– Um ano como violinista da ORCEC_ Orquestra de Câmera Eleazar de Carvalho, Fortaleza, de 2006 a 2007.
– Participação no festival d’El Jem, Tunisia, 2006.
– Estágio de música de câmera com o quarteto Bartok, em 2004.
– Estágio de violino com Olivier Pons, 2003.
– Fez estágio de violino com o quarteto Debussy em 2001 e 2002.

Mais informações:
Prof. Isac Rufino  (8893-7333 / 3315-2125)
Diretor Pedagógico do Conservatório D’Alva Stella
Departamento de Artes – UERN