...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Recinto de Aclimatação e Programa de Soltura e Monitoramento de Peixes-bois Marinhos no RN será inaugurado nesta quarta, 01

O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizará a solenidade de inauguração do Recinto de Aclimatação e Programa de Soltura e Monitoramento de Peixes-bois Marinhos no RN. O evento será nesta quarta-feira, 01 de junho, às 10h, no Ecoposto da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, entre Diego Lopes e Macau.

A estrutura é constituída por uma passarela de acesso, uma plataforma de observação e um cercado para os animais, todos em madeira tratada e legalmente licenciada. O espaço está localizado em um canal na Comunidade de Diogo Lopes, mediante autorizações, licenças e anuências de todos os órgãos públicos competentes, incluindo o Conselho Gestor da RDSE Ponta do Tubarão.

“A construção do recinto representa um grande avanço para o Projeto Cetáceos da Costa Branca-UERN, pois até agora tínhamos apenas estrutura para manutenção dos animais em cativeiros de reabilitação”, diz o biólogo Flávio Lima, professor da Uern e coordenador-geral do PCCB. Ele explica que para a soltura dos animais em idade e condições adequadas é necessário que eles passem por período de adaptação em ambiente natural.

Com a estrutura, a Uern passa a ter condições de oferecer aos animais todas as etapas de reabilitação para retorno à natureza. A estrutura permitirá oferecer aos peixes-bois em reabilitação o processo de aclimatação para a soltura em ambiente natural e contribuir com a conservação da espécie, que atualmente é uma das espécies de mamíferos aquáticos mais ameaçadas do Brasil.

Desde 1998, o PCCB-UERN atua no resgate de neonatos de peixe-boi, e a partir de 2015 passou a assumir integralmente o atendimento a todos os encalhes de peixes-bois recém-nascidos no Rio Grande do Norte, expandindo o Centro de Reabilitação de Fauna Marinha da instituição, localizado no município de Areia Branca/RN. Neste local os animais são mantidos em recintos e alimentados artificialmente, sob supervisão de especialistas, entre veterinários, biólogos e tratadores de animais.

O PMP-BP é executado por meio de um convênio entre a Petrobras, Uern e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support