RECICLANDO PARA A VIDA PROMOVE 1ª CAMPANHA DE COLETA SELETIVA DA ACREVI

A coordenação do projeto “Reciclando para a Vida”, executado pelo Departamento de Ciências Biológicas (DECB), da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) e desenvolvido de forma interdisciplinar por uma equipe  de professores dos cursos de Biologia, Química e Serviço Social e seis alunos bolsistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN,)  realiza da 19 a 24 de março a 1ª Campanha de Coleta Seletiva da Acrevi.

A programação inclui a realização de palestras e atividades culturais e de conscientização em escolas e instituições de Mossoró. A equipe de professores e alunos da Uern, realiza o projeto de pesquisa junto à Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI), o projeto é contemplado pelo CNPQ edital 18/2005, tendo como proponente a UERN.

O professor Ramiro Camacho, coordenador do projeto, defende que a forma de organização solidária e comunitária representa o melhor mecanismo para atacar o problema dos lixões no Brasil, buscando não só eliminar o problema mas, permitir a inserção efetiva da própria comunidade na sua solução. “O projeto que tem como objetivo contribuir para a melhoria na organização e gestão da ACREVI”, afirma. A ACREVI é uma associação sem fins lucrativos que atua na coleta e reciclagem de lixo há seis anos em Mossoró, mas que enfrenta dificuldades devido a falta de condições estruturais, equipamentos e conhecimentos técnicos.

“O nível de interação que os membros da equipe proponente do projeto tem com os agentes que fazem a ACREVI facilita não só o acesso,  mas a implementação de um processo de intervenção efetivo junto a mesma, definindo e construindo coletivamente modelos alternativos de gestão de resíduos sólidos”, explica o professor Ramiro Camacho.

A intervenção proposta no projeto buscará através de oficinas, assessoramento técnico e principalmente melhoria das condições de trabalho, dar  suporte estrutural,  técnico, operacional, educativo e gerencial para que ocorram melhoras substanciais nas atividades desenvolvidas pela ACREVI.

Para isso, os associados receberão noções de melhorias na infra-estrutura do processo de coleta, separação e venda de resíduos  recicláveis, introdução de equipamentos e montagem de um ateliê de reciclagem de papel e confecção de produtos artesanais que permitam  agregação de valor e ampliação da ocupação dos associados, o que garantirá maior sustentabilidade da ACREVI e consequentemente melhorará a qualidade de vida dos seus associados.

PROGRAMAÇÃO DA 1ª CAMPANHA DE COLETA SELETIVA DA ACREVI

Dia 19 de março de 2007

Abertura da Campanha de Coleta Seletiva da Acrevi, divulgação da campanha pelos meios de comunicação oral e escrita de Mossoró e principalmente pelas rádios do bairro e  divulgação em carro de som no próprio bairro.

Dia 20 de março de 2007

Local:Escola Estadual Padre Sátiro Cavalcante Dantas
Palestras, atividade cultural e lançamento da Campanha de Coleta Seletiva da Acrevi nos turnos matutino e vespertino.

Dia 21 de março de 2007

Local: Escola  Municipal Maria do Céu Pereira Fernandes
Palestras, Atividade cultural e lançamento da Campanha de Coleta Seletiva da Acrevi nos turnos matutino e vespertino.

Dia 22 de março de 2007

Local: Escola Municipal Antonio de Souza Machado.
Palestras, Atividade cultural e lançamento da Campanha de Coleta Seletiva da Acrevi nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Dia 23 de março de 2007

Local: Escola  Lar da Criança Pobre
Palestras, Atividade cultural e lançamento da Campanha de Coleta Seletiva da Acrevi no turno matutino.

Dia 24 de março de 2007

Local: Praça do Conjunto Nova Vida
Palestras, atividades culturais com o grupo de Teatro da ACREVI e UERN, lançamento da Campanha de Coleta Seletiva da Acrevi  terá início ás 15h30, com a participação de alunos das escolas do bairro, centro comunitário, moradores do conjunto Nova Vida.

INSTITUIÇÕES CONVIDADAS:

1. CEFET